Saiba quem é Karla Sofía Gascón, primeira mulher trans indicada ao Oscar

Karla Sofía Gascón, de 52 anos, alcançou um marco histórico. Isso porque ela recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz por seu trabalho no musical “Emilia Pérez”.

A indicação, anunciada na quinta-feira, 23 de janeiro), torna Gascón a primeira mulher trans a receber tal reconhecimento da Academia.

Quem são os esnobados e excluídos do Oscar?

Natural de Alcobendas, na Espanha, Karla nasceu Carlos Gascón em 1972. Ela iniciou sua carreira no final dos anos 1980, com destaque em “El Águila de Fuego”, e consolidou sua presença em séries de televisão como “El Súper”, “El Pasado Es Mañana” e “Calle Nueva”.

Em 2009, mudou-se para o México, onde participou de novelas como Corazón Salvaje e do sucesso de bilheteria “Nosotros Los Nobles” em 2013.

Após voltar à Espanha em 2018 para iniciar sua transição de gênero, Gascón retornou ao México. Lá, participou de programas como “MasterChef Celebrity” e da série “Rebeldes”, além de lançar o livro semiautobiográfico “Karsia: Una Historia Extraordinaria”.

No filme Emilia Pérez, sua personagem reflete parte de sua trajetória, incluindo a transição de gênero e a ligação com o México. Apesar das semelhanças, a vida pessoal de Gascón se diferencia. “São elas, minha mulher e minha filha, que aguentam minhas loucuras todos os dias”, declarou a atriz em Cannes, referindo-se à esposa Marisa e à filha do casal, hoje com 13 anos.

Erika Hilton celebra conquista de Karla Sofía

A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) comemorou a indicação de Karla Sofía Gascón. Em publicação no X (antigo Twitter), Hilton destacou, antes de mais nada, que a nomeação simboliza “o talento e a excelência trans chegando ao topo do reconhecimento mundial do cinema”.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!        

Hilton também aproveitou a ocasião para criticar Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Isso porque ele declarou em sua posse que reconheceria apenas dois gêneros no país: masculino e feminino.

Assim sendo, a parlamentar classificou a política do republicano como uma “ameaça aos direitos humanos, à diversidade e ao futuro do planeta”. Para Erika, a Academia de Hollywood trouxe principalmente “luz no período de trevas” que os EUA começam a atravessar.

A nomeação de Karla Sofía Gascón ao Oscar marca uma nova era de representatividade no cinema e reforça a importância de figuras trans em posições de destaque, inspirando debates globais sobre inclusão e diversidade.

O post Saiba quem é Karla Sofía Gascón, primeira mulher trans indicada ao Oscar apareceu primeiro em OFuxico.



Fonte: OFuxico

Trump disponibiliza bombas de quase uma tonelada para Israel

O presidente republicano, Donald Trump, disse no sábado (25) que instruiu os militares dos EUA a liberar uma retenção imposta pelo ex-presidente democrata Joe...

Netanyahu tenta organizar reunião com Trump em Washington

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está tentando marcar uma reunião com o presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington, disse seu porta-voz Omer Dostri...

Brasileiros deportados relatam agressões e maus-tratos em voo dos EUA

Brasileiros deportados dos Estados Unidos relataram problemas com alimentação, falhas técnicas em aeronave, maus-tratos e agressões no voo americano que pousou em Manaus. Um grupo...