Desde dezembro do ano passado, após publicação de uma matéria sobre o brechó Desapego Legal, vários desdobramentos e denúncias foram relatados ao portal LeoDias. O caso chegou a ser também noticiado no programa “Fantástico”, da Globo, neste último domingo (26/1).
Desta vez, uma nova vítima dos golpes do brechó procurou a reportagem deste portal: o fornecedor Yago Vidal. Como relatado por Yago, ele tenta há quase 3 anos realizar acordos com os representantes do brechó, entre eles, a empresária Francine Prado.
Veja as fotos
“Nesses três anos, recebi ameaças constantes de postar ou expor o que estava acontecendo. Pedi minhas jóias que foram as últimas peças que os enviei de volta. Eles já haviam vendido e fingem ter boa fé em pagar, mas não cumprem”, afirmou ao portal.
Na última semana, o influenciador postou em suas redes sociais as provas de que foi vítima de golpe financeiro por parte da loja. No relato, escreveu que conheceu a loja há 5 ou 6 anos e que, de primeira, gostou do conceito da revenda de itens de luxo; porém, os negócios teriam virado um “pesadelo para os fornecedores”.
“Felipe e Francine Prado, donos da plataforma, começaram a adotar práticas questionáveis, incluindo a retenção de produtos sem pagar aos fornecedores. Esse golpe não é isolado. Hoje há dezenas, senão centenas de vítimas que enfrentam os mesmos problemas e mais de 100 processos movidos contra os donos do negócio”, escreveu Yago.
Ainda conforme Yago, o casal de empresários está há 2 meses fazendo um levantamento de uma suposta auditoria para apresentar um valor que, conforme o influenciador, não condiz com todos os itens que doou ao brechó nos últimos anos.
A reportagem recebeu os prints das conversas nas quais o rapaz tenta negociar as dívidas. Perguntado se o valor que deviam foi pago ao fornecedor, ele disse que uma parte foi quitada – parte com produtos da loja – mas ainda faltam 125 mil reais para repassarem à Yago.
“Fez vários acordos e descumpriu com todos. Agora, ela apresentou uma contestação dizendo que não me deve a quantidade. Eles trocaram de WhatsApp diversas vezes e eu que fiz a administração do que eles pagavam. Os dois mandaram um valor, eu rebati e ficou por isso. Foram 19 acordos feitos e nenhum cumprido”, relatou à reportagem.
Yago não chegou a entrar na Justiça e preferiu retomar seu dinheiro de forma administrativa, extraindo o máximo que conseguiu. Até esta segunda-feira (27/1), o influenciador afirmou que não recebeu o montante e seu número de celular foi bloqueado pelos representantes do brechó.
Em um grupo de WhatsApp denominado “Vítimas Desapego Legal”, outras milhares de fornecedores reclamam da falta de respostas e do bloqueio que Francine teria feito também a elas.
Influenciadora digital Gkay pode ser uma das vítimas
O brechó Desapego Legal é conhecido também no mundo das celebridades e influenciadores. Famosas como Nicole Bahls, Gkay e Juju Salimeni já foram clientes da loja e venderam seus artigos de grife.
Além de Yago, quem pode sofrer com o golpe é a também influenciadora Gkay. A reportagem recebeu um print de uma suposta conversa da criadora de conteúdo com a dona da loja, Francine, em que Gkay estaria cobrando o pagamento da dívida.
O portal LeoDias procurou a assessoria de Gkay, mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria. A resposta veio dos advogados de Felipe e Francine.
Segundo a defesa dos acusados, sobre Gkay, não há “nenhuma dívida pendente com ela. As alegações envolvendo seu nome não condizem com os fatos e carecem de fundamento”.
Leia a íntegra da nota completa dos advogados de Felipe e Francine Prado:
A assessoria jurídica do Desapego Legal agradece o contato e a oportunidade de esclarecer os fatos que nos foram postos. Diante disso, a respeito do caso, destacamos que o Desapego Legal tem se empenhado em regularizar todas as suas pendências financeiras, tendo firmado diversos acordos ao longo do último ano e cumprido os compromissos estabelecidos.
Especificamente sobre as alegações do Sr. Yago Vidal, informamos que:
- o valor devido ao Sr. Yago Vidal não é de 125 mil reais, havendo uma divergência entre as partes quanto a essa quantia, conforme levantamento financeiro detalhado. No entanto, assim que chegarem a um consenso, a dívida será prontamente quitada, como informado ao Sr. Yago;
- há um esforço contínuo para quitação desse montante, com vários pagamentos já realizados dentro do previsto;
- em relação aos comprovantes, informamos que os documentos foram apresentados conforme solicitado anteriormente e seguem à disposição das partes interessadas por meio dos canais adequados;
- quanto à influenciadora Gkay, esclarecemos que o Desapego Legal não possui nenhuma dívida pendente com ela. As alegações envolvendo seu nome não condizem com os fatos e carecem de fundamento.
Outrossim, o Desapego Legal reitera seu compromisso com a transparência e boa-fé na condução de suas relações comerciais e permanece à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas de forma adequada.
Por fim, reiteramos nosso respeito e admiração ao Portal Leo Dias, agradecendo, novamente, a oportunidade de esclarecermos os fatos inverídicos que lhes foram noticiados.
Atenciosamente,
Cezar Roberto Bitencourt, Vânia Adorno Bitencourt e Andrea Elizabeth De Leão Rodrigues
Fonte: Portal LEODIAS