Dengue: “2025 será um ano difícil no Brasil”, diz diretor do Butantan à CNN

Em entrevista à CNN nesta terça-feira (28), o presidente do Instituto Butantan, Dr. Esper Kallás, afirmou que 2025 será um ano difícil para o Brasil devido ao aumento de casos da dengue.

Segundo Kallás, o acúmulo de casos no início de janeiro deste ano lembra o padrão observado em 2024, sugerindo que os números podem ser semelhantes ou até mesmo superiores.

“Talvez, a gente tenha números semelhantes, embora um pouco menos, mas pode ser só um atraso na notificação”, alertou.

Situação atual da dengue no Brasil

O Dr. Roberto Kalil, também presente na entrevista, alertou sobre a gravidade da situação atual da dengue no país.

“Esse ano tem uma preocupação maior, já que temos a dengue tipo 1, 2 e 3, que é um outro tipo de dengue que há dez anos não aparecia”, disse Kalil, acrescentando que isso pode levar a formas mais graves da doença, como a dengue hemorrágica.

Com 21 mortes confirmadas e mais de 46 mil casos apenas em janeiro de 2024, as autoridades de saúde estão em alerta.

O Ministério da Saúde reporta ainda outros 90 mil casos em análise.

Prevenção

Diante dessa perspectiva, o diretor do Butantan enfatizou a necessidade de preparação e implementação de medidas preventivas.

“A gente tem que se preparar, o ano vai ser mais difícil, e a gente tem que implementar as medidas de prevenção tradicionais”, ressaltou Kallás.

Ele destaca ainda a importância da vigilância contínua e da adoção de estratégias eficazes de combate à dengue.

Enquanto a vacina não está amplamente disponível, os especialistas reforçam a importância das medidas preventivas tradicionais, como eliminar água parada, usar repelentes e procurar atendimento médico ao primeiro sinal de sintomas como febre alta, dor no corpo, dor de cabeça e especialmente dor atrás dos olhos.

Vacina contra a dengue

O Instituto Butantan está avançando no desenvolvimento de uma vacina contra a dengue, com expectativa de aprovação pela Anvisa entre março e abril deste ano.

Segundo Kallás, a vacina do Butantan é projetada para combater os quatro tipos de dengue conhecidos.

“O que a vacina precisa ter contra dengue é a representação dos quatro tipos de dengue”, explicou o diretor.

Processo de aprovação em andamento

O Instituto Butantan submeteu a documentação necessária à Anvisa em 16 de dezembro, dando início ao processo de aprovação.

“A Anvisa está analisando, a gente espera que tenha uma resposta com esclarecimento de qualquer coisa dentro desse pacote, que é uma praxe no processo de aprovação de qualquer produto para uso humano aqui no Brasil, em meados de março, abril”, afirmou Kallás.

Apesar do avanço, o diretor ressaltou que o impacto da vacinação não será imediato.

“Nós não vamos ter um quantitativo de vacinas, quer seja do Butantan, quer seja da outra vacina que o Ministério da Saúde já vem implementando, porque o número de doses é pequeno, para ter um impacto tão significativo em 2025”, explicou.

No entanto, ele prevê que “em 2026 a oportunidade de enfrentamento com a vacina é muito boa dentro da perspectiva que o Instituto está trabalhando”.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dengue: “2025 será um ano difícil no Brasil”, diz diretor do Butantan à CNN no site CNN Brasil.

Lady Gaga usa “Mayhem” para noite de “caos e apoteose” do pop em Copacabana

A cantora Lady Gaga, 39, se apresentou na praia de Copacabana na noite deste sábado (3), num show gratuito na capital fluminense. A apresentação...

NBA: Nuggets atropelam Clippers e vão enfrentar Thunder na semi do Oeste

O que tinha tudo para ser um grande jogo 7, no fim das contas, foi uma vitória construída com facilidade! Na noite deste sábado...

Dançarinos de Lady Gaga usam camisa do Brasil em performance de Copacabana

Dançarinos da cantora Lady Gaga, 39, usaram camisetas do Brasil durante a performance da faixa “How Bad You Want Me”, do álbum “Mayhem” (2025),...