Economia da França recua no 4º tri; gastos dos consumidores atenuam impacto

A atividade econômica da França recuou ligeiramente no quarto trimestre, apesar dos gastos firmes dos consumidores, uma vez que o impulso dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 diminuiu, informou a agência de estatísticas INSEE nesta quinta-feira (30).

A segunda maior economia da zona do euro contraiu 0,1% nos últimos três meses de 2024, após uma expansão não revisada de 0,4% no terceiro trimestre, mostraram dados preliminares do INSEE.

Os Jogos Olímpicos sustentaram o crescimento francês no terceiro trimestre devido às vendas de serviços, ingressos e direitos de transmissão, informou a INSEE.

A demanda doméstica contribuiu positivamente para o Produto Interno Bruto no quarto trimestre, uma vez que os gastos dos consumidores esfriaram apenas ligeiramente após o impulso dos Jogos Olímpicos, já que as vendas de veículos aumentaram antes da introdução de novas regulamentações.

“Embora o crescimento tenha sido impulsionado pelos gastos públicos e pela demanda externa nos últimos três anos, a demanda interna privada está finalmente mostrando alguns sinais de vida”, disse o economista do Société Générale, Fabien Bossy, em uma nota de pesquisa.

Os gastos das famílias, tradicionalmente o motor do crescimento francês, aumentaram 0,4% no trimestre, de alta de 0,6% nos três meses anteriores, enquanto o investimento empresarial se manteve estável após ter recuado nos trimestres anteriores.

O comércio exterior continuou sendo um empecilho para a atividade no último trimestre do ano já que as exportações diminuíram, enquanto as importações se recuperaram. Enquanto isso, uma redução nos estoques das empresas também pesou sobre o crescimento.

Uma pesquisa da Reuters com 30 economistas apontava expectativa de que o crescimento seria estável no quarto trimestre, com estimativas variando de -0,2% a +0,3%.

O desempenho no final do ano deixou a França com um crescimento anual de 1,1%, inalterado em relação ao ano anterior e em linha com a previsão do governo.

O governo baseou seu plano orçamentário para 2025 em uma previsão de crescimento de 0,9%, embora as perspectivas para o próprio orçamento não sejam claras devido à volatilidade da política interna e à perspectiva de tensões comerciais com os Estados Unidos.

Quatro novos bilionários surgiram por semana em 2024, diz Oxfam

Este conteúdo foi originalmente publicado em Economia da França recua no 4º tri; gastos dos consumidores atenuam impacto no site CNN Brasil.

Justiça devolve BMW de MC Poze do Rodo e libera shows fora do Rio

A Justiça do Rio de Janeiro decidiu devolver a BMW de MC Poze do Rodo, retida durante sua prisão, e autorizou o cantor a...

Setor de serviços varia 0,3% em junho e registra novo patamar recorde

O volume de serviços no Brasil avançou 0,3% em junho, quinto resultado positivo em sequência. No acumulado de 12 meses, registra alta de 3%....

PF faz operação contra prefeito de São Bernardo do Campo (SP)

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), uma operação batizada de “Estafeta”, para apurar supostos crimes de corrupção e lavagem de...