Claudia Leitte pode ser impedida de realizar shows na Bahia. Entenda

A cantora Claudia Leitte pode ser impedida de se apresentar no Carnaval de Salvador este ano. A medida seria mais um capítulo na polêmica envolvendo a artista e a modificação da letra de uma música que menciona uma saudação a Iemanjá.

O Instituto De Defesa Dos Direitos Das Religiões Afrobrasileiras (IDAFRO) protocolou uma petição no Ministério Público da Bahia (MP-BA). No texto, o IDAFRO pede que o órgão recomende ao governo estadual e à Prefeitura de Salvador que não contratem a cantora para eventos público.


Entenda o caso de Cláudia Leitte


4 imagens

Alteração de Claudia Leitte gerou repercussão negativa nas mídias sociais

Cantora Claudia Leitte
Claudia Leitte
1 de 4

Claudia Leitte alterou letra da música “Caranguejo” e recebeu críticas

Instagram/Reprodução

2 de 4

Alteração de Claudia Leitte gerou repercussão negativa nas mídias sociais

Reprodução/Instagram @claudialeitte

3 de 4

Cantora Claudia Leitte

YouTube/Reprodução

4 de 4

Claudia Leitte

Instagram/Reprodução

Em postagem nas redes sociais, o IDAFRO explicou a decisão e afirmou que se baseia na apuração do MP-BA sobre um possível caso de racismo religioso envolvendo Claudia Leitte. O Instituto pontua que a petição foi encaminhada à juíza Lívia Santana e Sant’Anna Vaz, da Promotoria de Justiça Especializada no Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa.

A equipe esclareceu ainda que o pedido não se trata de um ato de censura, mas sim de uma “exigência de coerência com os princípios constitucionais e tratados internacionais firmados pelo Brasil”.

“É dever do Estado garantir que seus recursos não sejam utilizados para respaldar atitudes que possam reforçar a exclusão e a violência simbólica contra religiões de matriz africana. A intolerância religiosa, quando normalizada, abre caminho para ataques mais graves. Estamos diante de um episódio que não pode ser relativizado, pois toca na dignidade e na identidade de milhões de brasileiros que professam a fé nos Orixás”, afirmou Hédio Silva Jr., coordenador-executivo do IDAFRO.

Segundo o Instituto, a petição seguirá para análise do MP-BA, que pode acatar a recomendação ou adotar outras medidas.



Fonte: Metrópoles

Homem é preso ao manter ex-namorada grávida em cárcere privado em SP

Uma mulher grávida de oito meses foi sequestrada pelo ex-namorado e mantida em cárcere privado por dois dias em Itirapina, cidade localizada no interior...

Médica explica perigos do uso de canetas emagrecedoras sem acompanhamento

Novos concorrentes nacionais de medicamentos emagrecedores como Ozempic, Wegovy e Mounjaro chegam às farmácias brasileiras nesta segunda-feira (4). Em entrevista à CNN, a endocrinologista Deborah...

Vídeo: Vulcão na Rússia entra em erupção após 600 anos

O vulcão Krasheninnikov, localizado na região de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, entrou em erupção pela primeira vez em 600 anos. Esse fenômeno pode...