Juros já estão restritivos e remédio em excesso pode prejudicar, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (30) que os juros praticados no país já estão em um patamar restritivo, nível que tende a desacelerar a economia.

Em entrevista à Rede TV!, o chefe da equipe econômica comparou o momento da economia brasileira a quando uma pessoa está doente e é inficada a tomar um medicamento. O problema em questão para o país é a inflação.

“O que reafirmo é: se você já está com uma taxa muito restritiva, o remédio em excesso às vezes é contraproducente. Não é porque digo que o remédio é bom que você vai tomar todo dia. Isso vale para o fiscal e para os juros, a dosimetria é uma arte”, pontuou Haddad.

O chefe da equipe econômica ainda indicou que a Fazenda já projeta uma desaceleração do crescimento econômico do Brasil para 2025. Após alta do Produto Interno Bruto (PIB) estimada a 3,5% em 2024, o ministro afirma que a economia deve acelerar 2,5% neste ano, o que ainda deve dar um alívio para a inflação.

Na última quarta-feira (29), o Banco Central (BC) elevou a Selic, a taxa básica de juros, em um ponto percentual, elevando-a a 13,25% ao ano.

Questionado sobre o trabalho do indicado do governo à presidência da autarquia, Gabriel Galípolo, o ministro da Fazenda foi pontual ao dizer que “as pessoas que estão lá [Banco Central] são de alta competência técnica”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Juros já estão restritivos e remédio em excesso pode prejudicar, diz Haddad no site CNN Brasil.

Empoli vence nos pênaltis, e Juventus é eliminada da Copa da Itália

A Juventus está eliminada da Copa da Itália. A Velha Senhora foi derrotada nos pênaltis para o Empoli após empate em 1 a 1 no tempo...

Juros futuros sobem com emprego forte, dólar alto e temor fiscal

As taxas dos DIs fecharam a quarta-feira (26) com alta firme, de 30 pontos-base em alguns vencimentos, reagindo a um conjunto de fatores como...

Daniel Rocha defende Vitória Strada após acusação de racismo no BBB25

O ator Daniel Rocha, 34, usou as redes sociais, nesta quarta-feira (26), para defender a namorada, Vitória Strada, 28, após ela ser acusada de...