Senado garantiu que tivéssemos respeito às instituições, diz Pacheco

O presidente do Senado prestes a deixar o cargo, Rodrigo Pacheco, afirmou neste sábado (1º) que a Casa Legislativa garantiu respeito às instituições e uma busca pela harmonia dos Três Poderes nos últimos quatro anos.

Pacheco falou a jornalistas nesta manhã ao chegar no Congresso Nacional, onde presidirá as eleições para a Presidência do Senado e passará o cargo.

O senador fez um balanço da atuação da presidência nos últimos quatro anos e disse que o maior feito do Senado foi a defesa que fez da democracia.

“De todas essas realizações e marcos legislativos, eu considero que, o que mais deve nos orgulhar nesse período de quatro anos, é a defesa que o Senado fez da democracia. A defesa da democracia foi uma tônica que fez com que o Senado se unisse num momento de negacionismo, de ataques antidemocráticos e de negação à obviedade de que a democracia deve ser garantida no Brasil”, afirmou.

“O Senado, de fato, não se furtou de poder garantir que nós tivéssemos respeito às instituições, a busca da harmonia entre os Poderes, da separação harmônica desses poderes e a prevalência e manutenção da democracia do Brasil”, completou.

Pacheco fez ainda um agradecimento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Segundo o senador, os Poderes se uniram diante de “quatro anos muito marcantes e muito difíceis”.

Na legislatura de Pacheco, o Senado lidou com situações como a crise sanitária da Covid-19 e ataques do 8 de Janeiro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Senado garantiu que tivéssemos respeito às instituições, diz Pacheco no site CNN Brasil.

STJD aplica suspensão preventiva a Miguelito, acusado de injúria racial

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) suspendeu, de forma preventiva, nesta terça-feira (6), o meia Miguelito, do América. Ele foi acusado pelo atacante Allano, do Operário-PR,...

Alckmin reforça exclusão de energia e alimentos do cálculo da Selic

Na véspera da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que deve aumentar a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, o vice-presidente...

Médico que matou namorada de 15 anos brinca com arma dias antes de morte

Em um vídeo obtido pela CNN, o médico Bruno Felisberto, de 29 anos, preso por suspeita de matar a namorada, de 15, brinca com...