Senado garantiu que tivéssemos respeito às instituições, diz Pacheco

O presidente do Senado prestes a deixar o cargo, Rodrigo Pacheco, afirmou neste sábado (1º) que a Casa Legislativa garantiu respeito às instituições e uma busca pela harmonia dos Três Poderes nos últimos quatro anos.

Pacheco falou a jornalistas nesta manhã ao chegar no Congresso Nacional, onde presidirá as eleições para a Presidência do Senado e passará o cargo.

O senador fez um balanço da atuação da presidência nos últimos quatro anos e disse que o maior feito do Senado foi a defesa que fez da democracia.

“De todas essas realizações e marcos legislativos, eu considero que, o que mais deve nos orgulhar nesse período de quatro anos, é a defesa que o Senado fez da democracia. A defesa da democracia foi uma tônica que fez com que o Senado se unisse num momento de negacionismo, de ataques antidemocráticos e de negação à obviedade de que a democracia deve ser garantida no Brasil”, afirmou.

“O Senado, de fato, não se furtou de poder garantir que nós tivéssemos respeito às instituições, a busca da harmonia entre os Poderes, da separação harmônica desses poderes e a prevalência e manutenção da democracia do Brasil”, completou.

Pacheco fez ainda um agradecimento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Segundo o senador, os Poderes se uniram diante de “quatro anos muito marcantes e muito difíceis”.

Na legislatura de Pacheco, o Senado lidou com situações como a crise sanitária da Covid-19 e ataques do 8 de Janeiro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Senado garantiu que tivéssemos respeito às instituições, diz Pacheco no site CNN Brasil.

Carnaval 2025: blocos oficiais dão a largada para a folia de rua no Rio

O Carnaval já começou nas ruas do Rio de Janeiro. Depois da abertura não oficial no mês passado, neste sábado (1º) começa a folia...

Rio, Niterói e Assunção são cidades postulantes para o Pan de 2031

A Panam Sports, responsável pela organização dos jogos Pan-americanos, informou neste sábado(1) que as cidades do Rio de Janeiro/Niterói e Assunção, capital do Paraguai,...

Votação do orçamento deve sair antes do carnaval, diz Randolfe à CNN

Em dia de votação para o próximo comando da Câmara e Senado, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso, disse, neste...