Preciso conversar com Hugo Motta sobre 6×1, diz Erika Hilton à CNN

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) afirmou, à CNN neste sábado (1°), que irá conversar com o novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre o projeto que pretende pôr um fim à escala de trabalho 6×1.

Preciso conversar com ele. Primeiro preciso saber com quem fica a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), porque isso é uma pauta importante”, disse a parlamentar.

“Nós não protocolamos o texto no ano passado por conta da condução da CCJ, porque era extremamente bolsonarista e nós já sabíamos o que ia acontecer. Esse ano, deve não ser tão bolsonarista, parece que fica com o União Brasil, PP tem ali algumas negociações mas acho que acaba ficar com o União Brasil mesmo. Vamos conversar com o presidente da CCJ, vamos conversar com o presidente Hugo Motta“, afirmou.

Em 2024, a CCJ ficou sob o comando da deputada Caroline de Toni (PL-SC).

Hilton também disse que a proposta pode contar com um vídeo explicativo, como o que havia feito para o “caso do Pix”, publicado em janeiro deste ano. “Talvez a escala 6×1 também peça um vídeo como esse”, disse Hilton. Mesmo assim, de acordo com ela, é necessário conversar com Motta primeiro.

“Acho que pode ser importante, sim, e quem sabe nesse ano. Mas não antes de dialogar com o novo presidente da Casa. Eu preciso saber qual será a posição da mesa diante desse tema”, continuou a parlamentar. Apesar de ter colhido assinaturas, a proposta ainda não foi apresentada.

Como apurou o âncora da CNN Gustavo Uribe, o projeto deve ser protocolado após o recesso parlamentar, que terminou neste sábado.

Projeto quer fim da escala 6×1

Hilton é autora de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com escalas em que se permite trabalhar por seis dias seguidos para folgar um.

A proposta já alcançou o número mínimo de assinaturas para começar a tramitar no Congresso. Eram necessárias as assinaturas de ao menos 171 dos 513 deputados.

O documento proposto pela deputada “dá nova redação ao inciso XIII, do artigo 7º da Constituição Federal, para dispor sobre a redução da jornada de trabalho para quatro dias por semana no Brasil”.

No texto, Hilton argumenta que a “proposta à Constituição Federal reflete um movimento global em direção a modelos de trabalho mais flexíveis aos trabalhadores, reconhecendo a necessidade de adaptação às novas realidades do mercado de trabalho e às demandas por melhor qualidade de vida dos trabalhadores e de seus familiares”.

“A medida proposta nesta Lei alinha-se aos princípios de justiça social e desenvolvimento sustentável, buscando um equilíbrio entre as necessidades econômicas das empresas e o direito dos trabalhadores a uma vida digna e a condições de trabalho que favoreçam sua saúde e bem-estar”, acrescentou a deputada.

*Com informações de Lucas Schroeder e Gabriel Garcia

Este conteúdo foi originalmente publicado em Preciso conversar com Hugo Motta sobre 6×1, diz Erika Hilton à CNN no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Com bolsa de colostomia permanente, como será a vida de Preta Gil? Médico responde

Tratando um câncer colorretal, Preta Gil anunciou esta semana que precisará viver de forma permanente com a bolsa de colostomia. Quais serão as mudanças...

Morre Newton Cardoso, ex-governador de Minas Gerais, aos 86 anos

O ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso morreu na madrugada deste domingo (2), aos 86 anos. Em nota de pesar divulgada nas redes sociais, seu...

Relembre artistas que pausaram a carreira para cuidar da saúde mental

O padre Fábio de Melo anunciou, nesse sábado (1º/2), que fará uma pausa na agenda de shows para tratar uma depressão. A última apresentação...