Morre Newton Cardoso, ex-governador de Minas Gerais, aos 86 anos

O ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso morreu na madrugada deste domingo (2), aos 86 anos.

Em nota de pesar divulgada nas redes sociais, seu filho e deputado federal, Newton Cardoso Jr., confirmou a informação e lamentou o ocorrido.

“O nosso ‘trator’ dedicou a vida à política e ao povo mineiro”, escreveu. “Sempre comprometido com os mais humildes, lutou até o fim, com muita garra, um sorriso no rosto e um coração cheio de amor e bondade”, acrescentou.

“Seguirei adiante, profundamente saudoso, mas com muito orgulho e honradez”, finalizou seu filho.

Newton Cardoso foi governador de Minas pelo MDB entre 1987 e 1991. Também foi vice-governador, prefeito de Contagem em três mandatos e deputado federal também por três mandatos.

Nas redes sociais, e executiva nacional emedebista — partido que ajudou a fundar em Minas Gerais — prestou condolências.

“Como governador, marcou sua história pela enorme quantidade de obras que realizou e que até hoje são reconhecidas pelo povo mineiro”, diz trecho do comunicado. “Nosso abraço fraterno aos amigos e familiares de Newton Cardoso, em especial seu filho, Newtinho, nosso deputado federal e atual presidente do MDB de Minas Gerais.”

Há dois dias, na sexta-feira (31), o deputado Cardoso Jr. havia compartilhado a informação de que seu pai estava internado “para tratar de sua saúde”, sem dar maiores detalhes sobre o quadro, e sem mencionar a data de internação. A causa da morte não foi divulgado.

O velório será na segunda-feira (3), das 10h às 17h, no Palácio da Liberdade, na capital mineira.

Veja a íntegra da nota de pesar de Newton Cardoso Jr.:

Com profunda tristeza e uma imensa dor no coração, comunico o falecimento do meu querido Pai, Newton Cardoso, que nos deixou nesta madrugada do dia 02/02/2025, aos 86 anos. Fundador do MDB, foi Governador de Minas Gerais, Vice-Governador, Prefeito de sua querida Contagem por três mandatos, Deputado Federal por três mandatos.

O nosso “trator” dedicou a vida à política e ao povo Mineiro. Advogado, administrador, empresário e realizador, com atuação em diversos setores, contribuiu para a geração de emprego e o desenvolvimento do nosso Estado.

Deixa um legado de grandes obras e realizações em cada parte de Minas, que jamais será esquecido.

Sempre comprometido com os mais humildes, lutou até o fim, com muita garra, um sorriso no rosto e um coração cheio de amor e bondade.

Seguirei adiante, profundamente saudoso, mas com muito orgulho e honradez.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Morre Newton Cardoso, ex-governador de Minas Gerais, aos 86 anos no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Trump não tem limites, diz Hussein Kalout sobre vídeo racista

Em entrevista ao Hora H, Hussein Kalout, ex-secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, afirmou que Donald Trump demonstra não ter limites ao...

Sapucaí recebe lavagem e ensaios da Vila, Salgueiro, Tuiuti e Portela

O penúltimo dia de ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro acontece neste sábado (7). Unidos de Vila...

Trens de São Paulo têm ação de audiolivros gratuitos; entenda

A Linha 7-Rubi, operada pela TIC Trens, terá nova ação de audiolivros gratuitos da Audible. Após a boa receptividade da primeira etapa, o projeto...