Morre Newton Cardoso, ex-governador de Minas Gerais, aos 86 anos

O ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso morreu na madrugada deste domingo (2), aos 86 anos.

Em nota de pesar divulgada nas redes sociais, seu filho e deputado federal, Newton Cardoso Jr., confirmou a informação e lamentou o ocorrido.

“O nosso ‘trator’ dedicou a vida à política e ao povo mineiro”, escreveu. “Sempre comprometido com os mais humildes, lutou até o fim, com muita garra, um sorriso no rosto e um coração cheio de amor e bondade”, acrescentou.

“Seguirei adiante, profundamente saudoso, mas com muito orgulho e honradez”, finalizou seu filho.

Newton Cardoso foi governador de Minas pelo MDB entre 1987 e 1991. Também foi vice-governador, prefeito de Contagem em três mandatos e deputado federal também por três mandatos.

Nas redes sociais, e executiva nacional emedebista — partido que ajudou a fundar em Minas Gerais — prestou condolências.

“Como governador, marcou sua história pela enorme quantidade de obras que realizou e que até hoje são reconhecidas pelo povo mineiro”, diz trecho do comunicado. “Nosso abraço fraterno aos amigos e familiares de Newton Cardoso, em especial seu filho, Newtinho, nosso deputado federal e atual presidente do MDB de Minas Gerais.”

Há dois dias, na sexta-feira (31), o deputado Cardoso Jr. havia compartilhado a informação de que seu pai estava internado “para tratar de sua saúde”, sem dar maiores detalhes sobre o quadro, e sem mencionar a data de internação. A causa da morte não foi divulgado.

O velório será na segunda-feira (3), das 10h às 17h, no Palácio da Liberdade, na capital mineira.

Veja a íntegra da nota de pesar de Newton Cardoso Jr.:

Com profunda tristeza e uma imensa dor no coração, comunico o falecimento do meu querido Pai, Newton Cardoso, que nos deixou nesta madrugada do dia 02/02/2025, aos 86 anos. Fundador do MDB, foi Governador de Minas Gerais, Vice-Governador, Prefeito de sua querida Contagem por três mandatos, Deputado Federal por três mandatos.

O nosso “trator” dedicou a vida à política e ao povo Mineiro. Advogado, administrador, empresário e realizador, com atuação em diversos setores, contribuiu para a geração de emprego e o desenvolvimento do nosso Estado.

Deixa um legado de grandes obras e realizações em cada parte de Minas, que jamais será esquecido.

Sempre comprometido com os mais humildes, lutou até o fim, com muita garra, um sorriso no rosto e um coração cheio de amor e bondade.

Seguirei adiante, profundamente saudoso, mas com muito orgulho e honradez.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Morre Newton Cardoso, ex-governador de Minas Gerais, aos 86 anos no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Tarifaço: Fazenda vê efeito macroeconômico “contido”, mas setorial preocupa

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, afirmou em evento nesta sexta-feira (8) que o tarifaço estabelecido pelos Estados Unidos...

WNBA enfrenta onda de objetos sexuais arremessados em quadra

Mais um objeto sexual foi arremessado em uma quadra da WNBA, desta vez nos segundos finais da vitória do Atlanta Dream sobre o Chicago...

Caderneta de poupança tem saída de R$ 6,2 bilhões em julho, alta de 588%

A Caderneta de Poupança registrou em julho saída líquida de R$ 6,25 bilhões, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (8). Isso significa...