Van Hattem recebe 31 votos e deputados veem “traição” do PL em eleição

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) recebeu 31 votos na eleição para a presidência da Câmara realizada no sábado (1°). A CNN apurou que lideranças da bancada do PL estimam que parlamentares da sigla deram ao menos 15 votos para o candidato do Novo.

A bancada do PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, apoiou oficialmente o presidente eleito, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que teve 444 votos e era o favorito consolidado.

O voto dos deputados, no entanto, é secreto. Por isso, mesmo com apoio formal das siglas são esperadas as chamadas “traições”. Na prática, os apoios dos partidos não garantem a conversão total dos votos dos deputados de cada grupo.

A bancada do Novo tem apenas quatro deputados e é uma das menores da Casa. Enquanto o Partido Liberal é o maior da Câmara, atualmente com 92 deputados. As duas siglas são oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Entre as pautas defendidas por van Hattem estavam a “anistia a todos os perseguidos políticos” e o “combate aos abusos de autoridades”. Em seu discurso no plenário, antes da votação, declarou que a primeira pauta que o presidente da Câmara deveria defender era o impeachment de Lula.

Dissidentes na base

O Novo e o PSOL foram os únicos partidos da Casa que não declararam apoio a Motta, que tinha como seu principal cabo eleitoral o endosso do então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Essa foi a terceira vez que van Hattem se candidatou para a cadeira de presidente da Casa. Também disputou em 2021 e 2023, quando recebeu 13 votos e 19 votos, respectivamente. Nas duas ocasiões, perdeu para Lira.

Neste ano, alcançou o seu maior placar. Na disputa, van Hattem foi o segundo mais votado, ficando na frente do deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), que teve 22 votos.

Deputados ouvidos pela CNN ainda avaliaram que o apoio recebido nas urnas por Henrique Vieira também inclui votos de dissidentes de partidos da base governista, como de integrantes da federação partidária formada por PT, PV e PCdoB, que apoiou Motta.

Isso porque a bancada do PSOL tem apenas 13 deputados. O partido compõe a federação partidária com a Rede Sustentabilidade, sigla que tem somente o deputado Túlio Gadêlha (PE) como representante na Casa e que apoiou Motta.

Apesar das traições na disputa, deputados minimizaram o placar e as possíveis “traições”. A avaliação é que o processo envolve eventuais divergências internas nas siglas e é visto como algo “natural” na política.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Van Hattem recebe 31 votos e deputados veem “traição” do PL em eleição no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Quem era Keila Ferreira, bispa da Assembleia de Deus, que morreu aos 52 anos

Keila Ferreira, bispa da igreja Assembleia de Deus do Brás, São Paulo, morreu aos 52 anos no último fim de semana após um infarto...

“Pressão tem o pai de família!”, dispara Gerson após título do Flamengo

O Flamengo levou a melhor no embate contra o Botafogo pelo título da Supercopa Rei no último domingo (2/2), vencendo o rival por 3...

“Pior tragédia da minha vida”, desabafa filha de Glória Maria sobre morte da mãe

Neste domingo (2/2), Maria Matta, filha mais velha da apresentadora Glória Maria, compartilhou uma homenagem à mãe, que completou 2 anos de falecimento. Nas...