Quando começar a escovar os dentes das crianças? Um guia da saúde bucal

Um dos assuntos que preocupa os pais de primeira viagem é saber quando começar a introduzir hábitos na rotina dos filhos. Um dos primeiros deles é a escovação dos dentes. O que poucos sabem é que a higiene bucal deve começar antes mesmo do nascimento do primeiro dente.

A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) recomenda que os responsáveis iniciem a limpeza da gengiva do bebê por volta do quarto mês de vida, utilizando uma dedeira de silicone ou uma gaze limpa e seca. Esse hábito prepara a criança para a escovação.

Quando começar a escovar os dentes?

Quando o primeiro dente aparece, geralmente por volta dos seis meses do bebê, é hora de introduzir a escova dental infantil com cerdas macias e uma quantidade mínima de pasta com flúor — equivalente a um grão de arroz cru.

“A pasta escolhida deve ser recomendada pelo odontopediatra que atende o bebê. Não devem ser usadas pastas de dente de adulto”, explica a odontopediatra Ilana Marques, da IGM Odontologia para Família, de Brasília.

A escovação deve ser feita duas vezes ao dia, com movimentos suaves e circulares, para evitar lesões nas gengivas e nos dentes em formação. A cabeça da criança pode ser apoiada no corpo do responsável para mantê-la segura.

Quando começar a usar o fio dental?

A partir do momento em que dois dentes começarem a se aproximar, já é importante introduzir o hábito do uso do fio dental. Como o uso correto é mais complexo e pode machucar as gengivas, a manipulação do fio pela criança só é recomendada a partir dos 10 anos. Até lá, fica sob responsabilidade dos pais.

3 imagens

Conforme a coordenação motora melhora, a criança pode ser responsável pela escovação, mas pais devem fazer ao menos uma das higienes por dia

A partir dos 10 anos, a independência é total, mas os pais ainda devem fazer supervisão
1 de 3

Bebês devem ter a boca higienizada desde o nascimento do primeiro dente

Getty Images

2 de 3

Conforme a coordenação motora melhora, a criança pode ser responsável pela escovação, mas pais devem fazer ao menos uma das higienes por dia

Getty Images

3 de 3

A partir dos 10 anos, a independência é total, mas os pais ainda devem fazer supervisão

Getty Images

Etapas de desenvolvimento

A criança deve ser educada a escovar os próprios dentes aos poucos. Inicialmente, por volta dos 2 ou 3 anos, isso deve ser ensinado como uma brincadeira, com a adulto acompanhando a escovação de perto.

“Deixe a criança segurar a escova e fazer a higiene sozinha, mas continue supervisionando e ajudando a escovar adequadamente, especialmente as áreas mais difíceis, como os molares e as gengivas”, aconselha Ilana.

Somente a partir dos 6 anos de idade, porém, é que a coordenação motora da criança melhora e ela passa a ser capaz de fazer a higiene dos dentes. Os responsáveis, porém, devem seguir próximos.

“Eu particularmente indico que as crianças escovem os dentes durante o dia e após as refeições, mas que sejam os pais que façam a escovação da noite. Neste momento os pais devem passar o fio dental e ter paciência para repetir os processos para que a criança consiga ganhar independência”, aconselha a odontopediatra Ianara Pinho, de Brasília.

A recomendação é que a autonomia total chegue por volta dos 10 anos, quando os pais devem fazer conferências apenas duas vezes por semana. A supervisão pode ser menos constante, mas ainda é importante, especialmente se a criança começar a negligenciar a higiene bucal.

A falta de rotina e a ausência de supervisão podem levar ao aparecimento de problemas como cáries e gengivite. Conforme a criança se desenvolve, também deve-se aumentar a quantidade de pasta de dente, mas não é necessário usar mais do que um grão de ervilha de creme dental.

Pais também devem aprender

Os pais seguem tendo um papel importante em todo o processo de escovação. Por isso, eles também devem se educar para fazer em si mesmos a escovação correta para que possam transmití-la aos filhos

“As crianças são espelhos dos hábitos dos pais. Se os responsáveis não mantêm uma boa higiene bucal, é provável que os filhos também negligenciem esses cuidados”, alerta Ianara.

As odontopediatras ouvidas recomendam que dentistas sejam visitados ainda no primeiro semestre de vida do bebê. A partir daí, as consultas devem ser, ao menos anuais, por toda a vida. Nestas visitas, os pais também podem se instruir sobre a própria saúde bucal para poder transmiti-la com segurança para a criança.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Jejum associado ao HIIT acelera perda de peso, diz estudo. Entenda

Quem deseja emagrecer com rapidez costuma procurar fórmulas mágicas na internet. No entanto, as dietas restritivas podem ter resultados indesejáveis e, inclusive, causar o...

Como ganhar massa magra mesmo durante dieta low carb

Antes de começar a falar sobre tipos de dieta e treinos de força, é bom lembrar um aviso: cada organismo é único e o...

Liverpool empata com o United como maior vencedor do Campeonato Inglês

Após golear o Tottenham por 5 x 1, neste domingo (27/4), o Liverpool conquistou a Premier League e se tornou o maior vencedor do...