A água de coco é bastante conhecida por ser uma bebida recomendada em casos de desidratação por restaurar os níveis de energia e a hidratação de forma eficiente. Saudável e bastante saborosa, a bebida se destaca por ser uma opção natural para o tratamento em casos de diarreia e para refrescar o corpo em dias muito quentes.
Mas esses não são os únicos benefícios. Existem outros tantos que potencializam a relevância da água de coco. Entenda a seguir por que a bebida é tão útil para o organismo se recompor em casos de desidratação e quais são os seus outros pontos positivos.
Todos os benefícios da água de coco
A nutricionista Andrea Sabatier, especialista em nutrição esportiva e saúde da mulher, explica que o coco é uma fruta rica em vitaminas, como as do complexo B e a C, além de minerais, como potássio, sódio, magnésio, cálcio e fósforo.
Isso significa que a água presente no interior da fruta ajuda a recompor os eletrólitos perdidos pelo suor em dias mais quentes ou na prática de exercícios – ou em episodios de diarreia.
“A composição da água de coco é semelhante à dos fluidos corporais, o que a torna uma bebida isotônica natural. Isso ajuda a restaurar os níveis de energia e a hidratação de forma eficiente”, diz Andrea.
Além disso, a água de coco também se destaca por suas propriedades:
- antioxidantes, pela presença de citocininas (hormônios vegetais ) compostos fenólicos;
- antifúngica, podendo ser usada para criar um ambiente menos favorável para o crescimento de microganismos, especialmente os do gênero Candida (responsáveis pela candidíase);
- energéticas, por ser rica em glicose;
- digestivas, por ser rica em enzimas bioativas (como catalase e peroxidase);
- recuperação muscular, a regeneração celular e a circulação sanguínea, por conter aminoácidos (como alanina, arginina, cisteína, e serina);
- antimicrobianas e antivirais, por conter ácido láurico.
Contraindicações
De acordo com Andrea, a água de coco é segura e benéfica quando consumida com moderação para a maioria das pessoas. Ainda assim, embora seja uma bebida extremamente saudável, existem alguns cuidados e contraindicações para seu consumo.
Em quantidades muito elevadas, ela pode causar um desequilíbrio eletrolítico (excesso de potássio ou sódio) e pode desencadear quadros de diarreia leve ou desconforto gástrico. “Por isso, é importante não exagerar, mesmo sendo considerada uma bebida saudável”, orienta a nutricionista.
Existem, ainda, alguns grupos de pessoas com condições específicas de saúde que devem evitar consumi-la e, em caso de dúvida, buscar orientação antes de incluí-la regularmente na dieta. Entre eles, pessoas com:
- doenças renais;
- diabetes;
- intolerância ou reações alérgicas a componentes presentes na água de coco;
- interação com medicamentos que afetam os níveis de potássio.
Outras formas de aproveitar a água de coco
Além de ser consumida em sua forma pura, a água de coco pode ser apreciada de diversas outras maneiras. Segundo Andrea, seu sabor suave a torna extremamente versátil, permitindo inúmeras combinações.
Nesse contexto, a nutricionista sugere algumas formas de incluir a água de coco em bebidas, como:
- sucos com outras frutas;
- shakes e smoothies;em forminhas de gelo, com pedacinhos de frutas para ser usada em drinks;
- águas saborizadas;
- parte do preparo de cremes, sopas ou molhos para aumentar o valor nutricional da receita.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Benefícios da água de coco: além de isotônico natural, veja 6 propriedades no site CNN Brasil.