Galípolo defende sistema global de integração de pagamentos

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, defendeu nesta quinta-feira (6), a criação de um mecanismo que integre os sistemas de pagamentos de diversos países.

“A integração de pagamentos tem um enorme potencial para facilitar as transações financeiras internacionais”, disse Galípolo na Chapultepec conference, no México.

A ideia, apesar de promissora na visão do presidente do BC, ainda dependeria de regulamentações. Galípolo destaca que o maior desafio seria estabelecer essas regras, considerando as particularidades legais de cada país.

“Ainda há questões governamentais que dificultam os pagamentos internacionais e a integração dos sistemas de pagamento internacionais. Atualmente, os países têm regras diferentes para tributação, combate à lavagem de dinheiro e ao terrorismo”, disse.

Galípolo argumenta que, para aderirem a um possível sistema integrado, os países precisariam seguir a regulamentação estabelecida pelo mecanismo integrador.

Para integrar os sistemas de pagamento internacionais, precisamos estabelecer regras mínimas de jogo. Qualquer jurisdição que queira participar terá que aderir a esse conjunto de regras”, concluiu.

Pix pode elevar PIB do Brasil em R$ 280,7 bilhões até 2028, diz estudo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Galípolo defende sistema global de integração de pagamentos no site CNN Brasil.

Com Corinthians e São Paulo, confira jogos do Paulistão nesta quinta

Campeonato Paulista está na segunda rodada. Além de Corinthians e São Paulo, Red Bull Bragantino também estará em campo Fonte: Metrópoles

Supercopa: venda de ingressos para Flamengo x Corinthians começa hoje

Flamengo e Corinthians duelam pela Supercopa Rei, em primeira grande decisão do futebol brasileiro; jogo é realização Metrópoles Sports Fonte: Metrópoles

Vasco e Botafogo estreiam na temporada 2026 nesta quinta-feira (15/1)

Vasco recebe o Maricá e Botafogo visita a Portuguesa nesta quinta (15/1), marcando a estreia dos clubes na temporada 2026 Fonte: Metrópoles