Consignado do INSS: 15,4 mi de pessoas têm ao menos um empréstimo

O Ministério da Previdência Social informou nesta quinta-feira (6/2) que 15,4 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ativos têm ao menos um contrato de empréstimo ativo atualmente.

Essas mais de 15 milhões de pessoas poderão se beneficiar pela ampliação do prazo para pagamento do consignado. Atualmente, o número máximo de parcelas é 84 (equivalente a sete anos). De acordo com instrução normativa publicada nesta quinta, a quantidade máxima de parcelas passará a ser 96 (equivalente a oito anos).

O governo considera que a mudança trará mais margem para solicitação de crédito e renovação dos empréstimos por aposentados, pensionistas e titulares de Benefícios de Prestação Continuada (BPC).


O que é o consignado do INSS

  • O empréstimo consignado convencional permite o desconto direto na folha de pagamento dos beneficiários do INSS e é uma alternativa amplamente utilizada por aposentados e pensionistas.
  • O Ministério da Previdência anunciou a ampliação do prazo para pagamento do consignado, de 7 anos para 8 anos. Segundo o governo, a ideia dessa medida é garantir que o beneficiário complete o pagamento de seus débitos sem a necessidade de fazer prorrogações.
  • A ampliação do prazo para pagamento vale para as três modalidades de consignado – empréstimo consignado, cartão de crédito consignado e cartão consignado de benefício.

“A gente está facilitando a vida do cidadão diminuindo o valor das parcelas. Nosso desejo com a prorrogação é que as pessoas possam terminar de pagar suas dívidas sem precisar ficar renovando empréstimos”, disse o ministro da Previdência, Carlos Lupi, em entrevista coletiva na quarta-feira (5/2).



Fonte: Metrópoles

Lady Gaga no Rio: Show deve acontecer sem chuva e com madrugada fria

O dia do show da cantora Lady Gaga na Praia de Copacabana, no próximo sábado (3), deve contar com temperaturas amenas e céu claro...

Buffett diz que “comércio não pode ser ato de guerra” e é aplaudido

Sem citar Donald Trump, o maior investidor do mundo criticou duramente políticas comerciais protecionistas. “O comércio não pode ser um ato de guerra”, disse...

Mais tarifas automotivas entram em vigor nos EUA e podem mudar o setor

O comprador norte-americano médio de automóveis não pensa na origem das peças que fazem o seu veículo, mas as montadoras pensam nisso. É por isso...