Cessar-fogo em Gaza: Nova troca de reféns deve ocorrer neste sábado (8)

O Hamas deve entregar três reféns israelenses neste sábado (8) em troca de prisioneiros palestinos como parte de um acordo de cessar-fogo que visa abrir caminho para o fim da guerra de 15 meses em Gaza.

Ohad Ben Ami e Eli Sharabi, ambos feitos reféns do Kibutz Be’eri durante o ataque liderado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, e Or Levy, sequestrado no festival de música Nova, serão libertados neste sábado, informou o Hamas.

Em troca, Israel soltará 183 presos palestinos, incluindo 18 pessoas cumprindo penas perpétuas, 54 cumprindo penas longas e 111 detidos em Gaza durante a guerra, disse o escritório de mídia do grupo palestino.


Or Levy, Eli Sharabi e Ohad Ben Ami, reféns do Hamas que devem ser libertados no dia 8 de fevereiro
Or Levy, Eli Sharabi e Ohad Ben Ami, reféns do Hamas que devem ser libertados no dia 8 de fevereiro • BRING THEM HOME

A troca deste sábado é a mais recente de uma série que até agora retornaram 13 reféns israelenses, bem como cinco trabalhadores tailandeses sequestrados durante o ataque do Hamas e 583 presos palestinos.

O cessar-fogo de 42 dias e troca de reféns por prisioneiros, elaborado com o apoio dos EUA e mediação do Egito e do Catar, se manteve desde que entrou em vigor há quase três semanas.

Mas os temores de que o acordo possa fracassar antes que todos os reféns sejam libertados aumentaram desde o apelo surpresa do presidente dos EUA, Donald Trump, para que os palestinos sejam retirados de Gaza e que o enclave seja entregue e desenvolvido pelos Estados Unidos.

Estados árabes e grupos palestinos rejeitaram a proposta, que os críticos disseram que equivaleria a uma limpeza étnica.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, no entanto, acolheu a intervenção de Trump e seu ministro da defesa ordenou que os militares fizessem planos para permitir que os palestinos que desejassem deixar Gaza o fizessem.

Sob o acordo, 33 crianças, mulheres e homens mais velhos israelenses serão libertos durante uma fase inicial em troca de centenas de prisioneiros palestinos.

Negociações sobre uma segunda fase começaram esta semana visando a devolução dos reféns restantes e uma retirada total das tropas israelenses de Gaza em preparação para um fim definitivo da guerra.

Homens armados liderados pelo Hamas atacaram Israel em 7 de outubro de 2023, matando cerca de 1.200 pessoas e capturando mais de 250 como reféns.

Em resposta, Israel lançou uma guerra aérea e terrestre em Gaza que matou mais de 47.000 palestinos, de acordo com autoridades de saúde de Gaza, e devastou o enclave.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cessar-fogo em Gaza: Nova troca de reféns deve ocorrer neste sábado (8) no site CNN Brasil.

Claudia Leitte é alvo de ação trabalhista por jornada exaustiva

A cantora Claudia Leitte está sendo citada em um processo trabalhista que tramita na 75ª Vara do Trabalho de São Paulo, movido por um...

Wall Street cai conforme ameaças de tarifas de Trump provocam incerteza

As ações dos Estados Unidos caíram nesta sexta-feira (23), registrando uma perda semanal, depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, recomendou tarifas de 50%...

Olsen nega plano de mobilizar tanques para impedir posse de Lula

O comandante da Marinha, almirante Marcos Olsen, disse, nesta sexta-feira (23), que desconhecia qualquer plano de mobilizar tanques para impedir a posse do presidente...