Trump diz que cortará ajuda à África do Sul e alega violação de direitos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, postou na Truth Social neste domingo (9) que ele “cortará toda a ajuda à África do Sul até novo aviso”, citando como motivo a política de reforma agrária do país africano.

Ele alegou que está ocorrendo uma “violação de direitos humanos massiva” no país.

A declaração é feia depois que Trump assinou uma ordem executiva para cortar a assistência financeira dos EUA à África do Sul, conforme informado pela Casa Branca na sexta-feira (7).

A justificativa para o corte é a política sobre terras e o caso que a África do Sul possui acusa Israel de genocídio na Corte Internacional de Justiça.

O bilionário sul-africano Elon Musk, que é próximo de Trump, afirmou que os sul-africanos brancos foram vítima de “leis racistas de propriedade”.

Os Estados Unidos alocaram quase US$ 440 milhões em assistência à África do Sul em 2023, mostram os dados mais recentes do governo.

O Ministério das Relações Exteriores da África do Sul pontuou no sábado (8) que a ordem executiva “carece de precisão factual e não reconhece a história profunda e dolorosa de colonialismo e apartheid da África do Sul”.

A Casa Branca ressaltou que também formulará um plano para reassentar fazendeiros sul-africanos brancos e suas famílias como refugiados.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz que cortará ajuda à África do Sul e alega violação de direitos no site CNN Brasil.

Bolsonaro deve passar por cirurgia de hérnia inguinal nesta quinta

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve passar por uma cirurgia de hérnia inguinal a partir das 9h da manhã desta quinta-feira (25), dia de...

Coreia do Norte revela novas imagens de seu primeiro submarino nuclear

A Coreia do Norte divulgou novas imagens do que afirma ser seu primeiro submarino de propulsão nuclear, uma embarcação gigantesca, de tamanho comparável a...

Em fala no Natal, Michelle pede perseverança “apesar das traições”

Em mensagem de Natal divulgada nesta quarta-feira (24), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) pediu que seus seguidores “não se deixem abater pelas maldades, perseverem...