Carnaval: como tocar na bateria de uma escola de samba?

Apaixonar-se pelas cores e pelos ritmos que tocam pelo Sambódromo é uma sensação comum para os brasileiros, e muitos sonham em participar de escolas de samba, seja pelo samba no pé ou pela mágica do Carnaval; mas muita gente é conquistada por algo muito mais simbólico: os sambas-enredo que ecoam pela avenida.

Mas é possível entrar na bateria de uma escola de samba? Sim, mas requer muita dedicação do candidato a músico.

Como ingressar na bateria de uma escola?

O primeiro passo é, antes de tudo, escolher qual instrumento você tem mais familiaridade para tocar, e assim, buscar alternativas como escolas de música, ou até mesmo oficinas de percussão das próprias escolas de samba.

Algumas agremiações, como é o caso da Nenê de Vila Matilde ou Acadêmicos do Tucuruvi, em São Paulo, possuem “escolinhas” que oferecem um curso intensivo de instrumentos, com os próprios mestres de bateria como professores. Alguns aparelhos são um tanto mais complexos que outros, e a oportunidade nessas escolas é trocar com ritmistas mais experientes as suas experiências, e o que pode se adaptar melhor a cada um.

Aprender um instrumento leva tempo, e é preciso ter isso em mente. Tocar algo bem pela primeira vez pode demandar meses até que se aprenda o básico, e é preciso perseverança até que se atinja o nível necessário pra ingressar como percussionista de uma escola de samba.

Assim como qualquer outra escola de samba, é necessário que o interessado se inscreva como parte da agremiação, contribua com o valor da associação (que pode variar de escola e também de região), e tenha disciplina e dedicação para comparecer durante todos os ensaios. Aliás, eles são essenciais para que uma pessoa se mantenha na bateria, e aprenda todas as técnicas necessárias na hora de se apresentar para o público do Sambódromo ou da Sapucaí.

Carnaval 2025: veja famosas que vão estrear na Sapucaí

Este conteúdo foi originalmente publicado em Carnaval: como tocar na bateria de uma escola de samba? no site CNN Brasil.

“Pátria e Família”: deputado do PL usava parentes para vender emendas e desviar verbas federais, diz PF

Investigação da Polícia Federal sobre o esquema de venda de emendas parlamentares por deputados do PL aponta que Bosco Costa (PL-SE) utilizava a esposa e o filho na...

Fernanda Torres lamenta mensagens controversas de Karla Sofía Gascón: “É triste”

Fernanda Torres falou pela primeira vez sobre a polêmica envolvendo as antigas postagens preconceituosas de Karla Sofía Gascón que ressurgiram recentemente na web. Em entrevista...

Relação sexual em moto aquática: advogado diz que atitude de casal é criminosa

Nos últimos dias, o vídeo de um casal tendo relações sexuais em cima de uma moto aquática viralizou no TikTok. O flagra foi gravado...