Um influenciador fitness decidiu embarcar no desafio de comer 30 ovos por dia, ao longo de um mês, para testar a alegação de um fisiculturista de que a dieta é tão eficaz para ganhar massa muscular quanto usar esteroides anabolizantes.
Joseph Everett, que mora em Tóquio, Japão, compartilhou os resultados em seu canal do YouTube. No vídeo, ele conta que conseguiu aumentar a força muscular e reduzir os níveis de gordura através da dieta de revirar o estômago.
Além dos ovos, a dieta de Joseph continha arroz, carne bovina, iogurte, frutas, mel e, ocasionalmente, barras de proteína. A rotina do rapaz também contava com a prática de exercícios físicos voltados à hipertrofia, com levantamento de peso com barra, levantamento terra, agachamento e supino.
“Percebi que estava me sentindo muito bem. Eu me senti mais focado, tinha muita energia dentro e fora da academia, minha libido estava mais alta e eu estava um pouco mais motivado”, conta o influenciador no vídeo.
Antes de iniciar o experimento, Joseph registrou o peso, mediu o desempenho nos exercícios e fez exames de sangue para comparar os aspectos de saúde, como a produção de testosterona e níveis de colesterol.
Ovo e atividade física
O ovo é considerado um ótimo alimento para quem realiza exercícios físicos. Cada unidade tem, em média, 6 gramas de proteína de alta qualidade. Ele conta também com nutrientes essenciais, como aminoácidos, minerais — incluindo o cálcio, ferro e zinco — e vitamina D, vitamina B12, que auxiliam na construção do músculo e fortalecem os ossos.
Embora o alimento tenha todos esses benefícios, o consumo de 30 ovos por dia pode levar a níveis altos de colesterol, bem como ao excesso de gorduras saturadas.
De acordo com o Ministério da Saúde, o excesso de gorduras saturadas aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas, entupimento das veias do coração e obesidade.
Resultados após 900 ovos
Ao final do experimento de 30 dias, Joseph ganhou 6kg de massa muscular e melhorou o desempenho na academia, conseguindo levantar 20 kg a mais do que inicialmente. O influenciador também notou uma mudança comportamental, atribuída por ele a um possível aumento dos níveis de testosterona no organismo.
Os exames de sangue mostraram o aumento do colesterol bom (HDL), sem mudanças no colesterol ruim (LDL). Os triglicerídeos — gordura associada a um alto risco de derrame e ataques cardíacos — também tiveram queda.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles