Couro cabeludo oleoso pode ser sinal de problemas de saúde

Cabelo e couro cabeludo oleosos incomodam muitas pessoas por conta de como atrapalham o visual. Porém, essa questão é mais do que um desconforto estético – pode ser um sintoma de algum outro problema escondido.

Segundo a médica dermatologista Isabel Martinez, a oleosidade excessiva ocorre quando as glândulas sebáceas produzem sebo em excesso. Contudo, isso pode ocorrer por diversas razões, que vão desde hábitos de vida até problemas de saúde.

Causas mais comuns do couro cabeludo oleoso

Fatores hormonais: alterações hormonais, como as que ocorrem na puberdade, gravidez, menopausa ou em condições como a síndrome dos ovários policísticos (SOP), podem aumentar a produção de sebo.

Estresse: o estresse crônico pode afetar o equilíbrio hormonal e aumentar a oleosidade do couro cabeludo.

Alimentação inadequada: dietas ricas em gorduras saturadas, açúcares refinados e alimentos processados podem contribuir para o desequilíbrio da saúde da pele.

Problemas dermatológicos: condições como dermatite seborreica podem causar oleosidade excessiva acompanhada de descamação e coceira.

Uso inadequado de produtos capilares: o uso excessivo de shampoos agressivos, condicionadores pesados, usar muito creme sem a retirada inadequada ou produtos inadequados para o seu tipo de cabelo são coisas que podem agravar o problema.

Leia a notícia completa no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Ator que morreu em 2024 vai estar na próxima novela da Globo. Entenda!

Os fãs da ator Thommy Schiavo, que morreu aos 39 em julho do ano passado, vão poder matar a saudade de vê-lo nas telinhas...

Fim? Débora Nascimento deixa de seguir Allan Souza meses após assumir romance

Parece que o romance entre Débora Nascimento e Allan Souza Lima pode ter chegado ao fim — ou, ao menos, entrado em um novo...

Em meio à polêmica com a nora, Angélica surge em jantar ao lado das amigas

A apresentadora Angélica, de 51 anos, aproveitou a noite de quarta-feira (7/5), para espairecer com algumas amigas, após precisar se posicionar sobre a confusão...