Copom fica utilizando macroeconomia, eu trabalho a microeconomia, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (14), que o Copom “fica utilizando macroeconomia”, enquanto ele trabalha com “a microeconomia”.

“O pessoal do Copom fica utilizando a macroeconomia, os bancos, os grandes empresários. Eu trabalho a microeconomia. O que vale, para mim, na economia é a quantidade de dinheiro que está circulando no bolso do povo pobre, trabalhador, do pequeno proprietário rural”, afirmou Lula em entrevista a Rádio Clube do Pará nesta manhã.

O Copom, ou Comitê de Política Monetária, é ligado ao Banco Central do Brasil, que define a Selic, taxa básica de juros do país, além de controlar a inflação e tomar decisões relacionadas as ofertas de moedas.

Em meio ao descontentamento da população com o aumento da inflação e alta nos preços dos alimentos, Lula afirmou ainda que não há milagre na economia.

“A economia não tem mágica, não tem milagre na economia. Quando você é oposição, se você começar a falar, você sabe tudo. Agora, o que é importante é que, quando as pessoas ganham as eleições, elas não fazem o óbvio, começam a inventar. Eu não quero inventar. Eu não quero governar, quero cuidar dos mais pobres, da classe médica, dos mais ricos”, disse o presidente.

Lula também declarou que o “papel do governo é cuidar daqueles que mais precisam”.

“Ninguém será perseguido nesse país. Todo mundo tem direito. O papel do governo é cuidar daqueles que mais precisam. Eu tenho que cuidar de todo mundo, do banqueiro ao bancário, do fazendeiro ao trabalhador dele”, continuou.

O Banco do Brasil foi procurado para se pronunciar sobre a fala de Lula. Até o momento, não houve resposta. O espaço segue aberto.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Copom fica utilizando macroeconomia, eu trabalho a microeconomia, diz Lula no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Fraticidio: a inevitável condenação da mulher que matou o irmão com 30 facadas

Acusada de matar o próprio irmão com pelo menos 30 golpes de faca, Camila Arruda Braz teve a audiência de instrução e julgamento marcada...

Justiça condena homem que manteve mulher refém em quarto de hotel, em Rio Branco

Justiça condena homem que manteve mulher refém em quarto de hotel Mais de três anos depois do crime, Josimar Boone foi condenado por cárcere privado...

Cadillac na Fórmula 1: McLaren vê valor agregado e não teme concorrência

A estreia da Cadillac como 11ª equipe da Fórmula 1 em 2026 trará benefícios financeiros e maior engajamento dos fãs, sem comprometer os recursos...