O Grande Debate: Militares e policiais devem ter limitações políticas?

O comentarista José Eduardo Cardozo e a ex-senadora e jornalista Ana Amélia Lemos discutiram, nesta sexta-feira (14), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se militares e policiais devem ter limitações políticas.

Em entrevista à CNN, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limite a participação de militares e policiais nas eleições a tempo de 2026. Para ele, é imperativa uma regra constitucional que retire quem usa farda do ringue político.

Para Cardozo, militares tem que cumprir seu papel no Estado, fora de eleições.

“Militares, policiais, sejam civis ou militares, juízes, membros do MP [Ministério Público], têm que cumprir o seu papel no Estado, independentemente das disputas eleitorais. Eles têm um papel quando juízes de arbitrar essa disputa, quando promotor, de exercer as nobres atribuições dessa instituição nessas disputas”, opinou.

“Enquanto policiais e militares [devem] guarnecer a segurança pública e o Estado. Esse é o seu papel, cabe a eles fazer isso. Contaminar estes serviços pela disputa político-ideológica só traz consequências graves”, prosseguiu.

Para Ana Amélia, os militares que participam de eleições devem ser da reserva.

“Ele falou especificamente em militares. Parece que militares não representaram a sociedade brasileira. A observação que eu faço é que não sejam militares da ativa, sejam militares da reserva”, disse.

“Antigamente a gente tinha, no começo dos anos 1970 e 1980, a representação do capital e trabalho. Eram líderes sindicalistas de um lado e patronais de outro. E aí, se formavam a composição da Câmara. Agora, nós temos uma composição diversificada e eclética”, finalizou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em O Grande Debate: Militares e policiais devem ter limitações políticas? no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Unicef: 300 mil voltaram à escola com projeto contra exclusão e evasão

No Brasil, entre 2017 e 2025, mais de 300 mil crianças e adolescentes que estavam fora da escola ou em risco de evasão foram...

Mauro Vieira viaja aos EUA a quatro dias do início do tarifaço

O chanceler Mauro Vieira cumpre agenda nos Estados Unidos nesta segunda-feira (28), a apenas quatro dias da data prometida pelo presidente Donald Trump para...

Filipe Martins deveria estar solto, diz WSJ em editorial

Em editorial publicado neste domingo (27), o jornal The Wall Street Journal defende a soltura de Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que...