Eduardo Costa tem 5 dias para se apresentar à Justiça após condenação em processo

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que o cantor Eduardo Costa cumpra sua pena de prestação de serviços comunitários, imposta após sua condenação por difamação contra a apresentadora Fernanda Lima. O sertanejo tentou substituir a pena por pagamento em dinheiro, mas o pedido foi negado pela juíza Maria Tereza Donatti, do 4º Juizado Especial Criminal do Leblon.
Segundo a magistrada, as justificativas apresentadas pela defesa foram “infundadas” e até “risíveis”. O argumento dos advogados era de que a agenda de shows do cantor exigia deslocamentos frequentes, o que dificultaria o cumprimento da pena. Além disso, alegaram que sua presença em locais públicos poderia gerar aglomerações, comprometendo a execução do trabalho.

Veja as fotos

Reprodução
Eduardo Costa rebate Zé FelipeReprodução
Foto/Portal LeoDias
Eduardo Costa prestigia gravação de DVD de Léo MagalhãesFoto/Portal LeoDias
Portal LeoDias
Eduardo CostaPortal LeoDias
Reprodução / Portal LeoDias e Instagram
Eduardo Costa e Fernanda LimaReprodução / Portal LeoDias e Instagram
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Eduardo CostaReprodução
33s41m2li4ubkuonke3aquw5t
Fernanda Lima e Eduardo Costa
Reprodução
Eduardo CostaReprodução

A magistrada, no entanto, rechaçou os argumentos e destacou que a prestação de serviços comunitários não impactará a rotina do cantor e reforçou que a pena deve ser cumprida conforme previsto no Código Penal, que determina a realização de tarefas gratuitas em instituições assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos similares, sempre respeitando as aptidões do condenado e sua jornada de trabalho.
O Ministério Público já havia se manifestado contra a substituição da pena e solicitou a sua execução imediata, com um prazo de 5 dias para que Eduardo Costa se apresente à Central de Penas e Medidas Alternativas. Caso ele continue descumprindo a sentença, a pena poderá ser convertida em prisão.

Entenda o caso

Eduardo Costa foi condenado por difamação após fazer comentários ofensivos contra Fernanda Lima em novembro de 2018. Na época, a apresentadora havia discursado no programa Amor & Sexo sobre a luta das mulheres contra estereótipos e opressões sociais. Em resposta, o cantor a chamou de “imbecil” e afirmou que a atração era voltada para “maconheiro, bandido, esquerdista derrotado e projetos de artista como ela”, incitando boicotes ao programa.
Diante das declarações, Fernanda Lima ingressou com ações cíveis e criminais contra o sertanejo. No âmbito criminal, ele foi condenado a oito meses de serviços comunitários e ao pagamento de uma multa equivalente a 26 dias de salário mínimo. A defesa recorreu, mas a sentença foi mantida em segunda instância.
Em setembro de 2024, Eduardo Costa foi intimado a iniciar o cumprimento da pena. No entanto, após dois meses sem qualquer manifestação ou comparecimento para iniciar os serviços comunitários, o Ministério Público do Rio de Janeiro pediu a conversão da pena em detenção.



Fonte: Portal LEODIAS

Quem era Oscar Maroni, ex-A Fazenda que morreu aos 74 anos

Oscar Maroni, empresário conhecido por comandar um dos estabelecimentos mais emblemáticos da vida noturna de São Paulo e ex-A Fazenda, morreu na manhã desta...

Australianos fazem homenagem às vítimas de atentado antes do Ano Novo

Os organizadores da queima de fogos de artifício de Ano Novo em Sydney, na Austrália, fizeram um minuto de silêncio nesta quarta-feira (31) em...

Novo affair? Bianca Andrade troca declarações com modelo 1 mês após término

Solteira, a influenciadora e empresária Bianca Andrade, 31, trocou declarações com o modelo Helcio Feijó nas redes sociais nos últimos dias. Bianca Andrade e Helcio...