Alcolumbre recebe presidente e primeiro-ministro de Portugal no Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), receberá o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro do país, Luís Montenegro, nesta terça-feira (18).

As autoridades portuguesas estão no país para a 14ª Cimeira Brasil-Portugal, em Brasília. O evento tem como objetivo fortalecer a cooperação entre os dois países por meio da assinatura de acordos bilaterais e discussões sobre temas como xenofobia contra brasileiros e o bem-estar da comunidade brasileira em Portugal.

Além de Alcolumbre, Rebelo de Sousa e Montenegro se encontrarão com outras autoridades, como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.

Acordos entre Brasil e Portugal

O Embaixador Flávio Goldman, diretor do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores, destacou que os acordos entre Brasil e Portugal estão em fase de conclusão e serão um marco importante para as relações entre os dois países.

“Podemos antecipar que será um número expressivo. Eles se encontram em fase de conclusão, de negociação, a maioria deles, e devem cobrir várias áreas importantes, esperamos ter um resultado importante nessa entrega de atos bilaterais”, afirmou o embaixador.

A cooperação entre Brasil e Portugal também se concentrará em questões de segurança, como o compartilhamento de informações sobre antecedentes criminais de alvos de investigação policial, além da defesa do português como língua oficial na Organização das Nações Unidas (ONU) e o avanço do acordo econômico entre o Mercosul e a União Europeia.

Outro ponto da visita será a discussão sobre a situação da comunidade brasileira em Portugal, que conta atualmente com mais de 400 mil membros, a segunda maior comunidade brasileira no exterior. O governo brasileiro dará especial atenção às questões de xenofobia e discriminação racial.

“É realmente um tema de atenção prioritária para o governo brasileiro, o bem-estar da comunidade brasileira em Portugal e, naturalmente, uma atenção especial aos casos de xenofobia e de discriminação racial, sempre enxergados à luz da prioridade atribuída pelo governo brasileiro aos direitos humanos de uma forma geral”, acrescentou Flávio.

A visita será acompanhada por uma delegação de cerca de 10 ministros portugueses, que se reunirão com os colegas brasileiros para discutir novas possibilidades de intercâmbio e aprofundamento da parceria bilateral.

Em 2023, o presidente Lula visitou Lisboa, onde assinou 13 acordos, incluindo o reconhecimento de diplomas e carteiras de habilitação.

*Com informações da Agência Senado e sob supervisão de Douglas Porto

Este conteúdo foi originalmente publicado em Alcolumbre recebe presidente e primeiro-ministro de Portugal no Senado no site CNN Brasil.

Parkinson: veja 3 tratamentos que fornecem mais qualidade de vida

Os casos de Parkinson no Brasil devem duplicar nas próximas décadas, passando de cerca de 500 mil atualmente para 1,2 milhão em 2060, de...

Ancelotti pode ser o quarto estrangeiro a comandar a Seleção; veja lista

O italiano Carlo Ancelotti está perto de comandar a Seleção Brasileira. Caso isso se confirme, ele será o quarto estrangeiro à frente do Brasil...

Ana Hickmann sobre o Dia das Mães: “Meu filho é meu melhor amigo”

Mãe de Alezinho, 11, a apresentadora Ana Hickmann, 44, conta, à CNN, o que mais valoriza na relação com o filho, fruto de seu...