Senado aprova acordo entre Brasil e Itália sobre carteiras de habilitação

O Plenário do Senado aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 683/2024, que trata do acordo entre Brasil e Itália para o reconhecimento recíproco das carteiras de habilitação, nessa quarta-feira (19). O tratado, assinado em junho de 2024, agora segue para promulgação.

O novo acordo substitui o tratado anterior, que vigorou até 2023 e permitia a conversão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira para a italiana, mas que não contemplava o reconhecimento mútuo entre os dois países.

De acordo com o relatório do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o novo tratado vem para atender a uma demanda crescente das comunidades de brasileiros na Itália, que somam cerca de 160 mil pessoas, e de italianos no Brasil, buscando simplificar o processo de obtenção da permissão para dirigir em ambos os países.

“A renovação do ato busca atender aos apelos tanto da comunidade de brasileiros na Itália, que gira em torno de 160 mil pessoas, quanto da comunidade de italianos que vivem no Brasil, com o objetivo de desburocratizar o processo de permissão para dirigir regularmente no território das respectivas partes”, destacou o parlamentar.

O senador ressaltou que o tratado anterior já beneficiou mais de 6 mil brasileiros que conseguiram a conversão de sua CNH para o documento equivalente italiano.

*Sob supervisão

**Com Informações da Agência Senado 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Senado aprova acordo entre Brasil e Itália sobre carteiras de habilitação no site CNN Brasil.

Contenção desaba na praia do Porto da Barra em Salvador e homem despenca

Um trecho de contenção da orla do Porto da Barra acabou desabando, na tarde desta quarta-feira (26), em Salvador. Um homem, ainda não identificado,...

Motorista de aplicativo é esfaqueada e morta em tentativa de assalto no DF

Uma motorista de aplicativo foi morta durante uma tentativa de assalto no Distrito Federal, na tarde desta quarta-feira (26). Ana Rosa Rodolfo de Queiroz Brandão,...

Petrobras aprova R$ 9,1 bi em dividendos em 2024; veja datas de pagamento

O conselho de administração da Petrobras autorizou nesta quarta-feira (26) encaminhar proposta de distribuição de R$ 9,1 bilhões em dividendos aos acionistas para aprovação...