Um caso de racismo manchou a partida entre Portuguesa Santista e São José, nessa quinta-feira (20/2), pela série A2 do Campeonato Paulista. Após o terceiro gol da equipe visitante, o goleiro Tom Cristian foi alvo de xingamentos racistas vindo da própria torcida da Portuguesa. Com o incidente, a equipe abandonou o gramado.
A situação ocorreu na segunda etapa da partida. Tom chamou a atenção da arbitragem para o acontecido. Jogadores da Briosa tentaram falar com a torcida, que arremessou objetos na direção do gramado.
Em nota, a Portuguesa Santista repudiou o acontecimento.
“A Briosa é o clube que enfrentou o Apartheid e, por isso, repudia o episódio de racismo relatado pelo goleiro Tom, que teria ocorrido na noite desta quinta-feira (20/2), na partida diante do São José, válida pelo Paulistão A2”, escreveu o clube em nota compartilhada nas redes sociais.
A Federação Paulista de Futebol também se posicionou contra o ocorrido, destacando que a partida precisou ser interrompida e encerrada. A FPF ainda afirmou que está prestando atendimento e acolhimento a Tom, alvo dos insultos.
“A FPF encaminhará o caso às autoridades competentes para que todas as providências sejam tomadas, e os indivíduos que cometeram o crime sejam identificados e punidos com o maior rigor da lei”, acrescentou.
A entidade afirmou ainda que o caso será encaminhado ao Tribunal de Justiça Desportiva para avalição.
Fonte: Metrópoles