“Absolute cinema”: qual a história por trás do meme?

Grande parte dos memes surgiram na internet como forma de brincar com alguma situação, ou transformar algum momento específico de filmes e séries em uma forma de reação para expressar um sentimento nas redes sociais.

Essa forma de comunicação – ou arte, como a própria Fernanda Torres gosta de chamar – se tornou parte do dia a dia das pessoas que passam o tempo na internet, e é claro que os famosos cinéfilos não poderiam ficar de fora.

Com frases e imagens sobre os mais diversos tipos de produção, desde os lançamentos do momento até clássicos do cinema, a variedade de memes voltados para a cultura pop foi crescendo ao longo dos anos, mas um deles acabou se tornando o responsáveis por furar a bolha e se tornar um fenômeno: o famoso “absolute cinema”.

Popularizado pela imagem do diretor Martin Scorsese, o meme surgiu após entrevistas do cineasta viralizarem nas redes, no qual uma das frases ditas por Scorsese – usada para descrever seu grande apreço por determinadas obras cinematográficas – acabou se tornando a peça chave para ela se popularizar.

Hoje, ele é usado como uma forma de elogiar cenas específicas de alguma produção (ou até mesmo do nosso cotidiano) que, no caso, seja digna de ser denominada como cinema. E agora, com a indicação de Fernanda Torres ao Oscar 2025, a atriz também surgiu como uma nova versão do meme, em grande parte para citar produções as quais ela protagonizou ou entrevistas que caíram nas graças do público.

Mas vale citar que esse não é o único meme protagonizado por Martin Scorsese. O diretor, que tem uma legião de fãs ao redor do mundo, acabou se tornando extremamente popular entre os cinéfilos – que o transformaram em uma espécie de protagonista dessas imagens. Há também o “this is cinema”, uma frase usada pelo cineasta para resumir filmes que significassem algo a mais para ele, e também como forma de criticar blockbusters como os filmes do Marvel Studios.


Martin Scorsese acabou se tornando uma espécie de “muso” para os memes feitos por cinéfilos • Reprodução/X

Ao contrário do que muitos pensam, os memes se tornaram uma forma de linguagem para se expressar ou até mesmo alavancar determinadas produções ou marcas, o que fez com que se tornassem ainda mais comum nos dias atuais. O engajamento conquistado por essas imagens pode alcançar proporções nunca vistas, e fazer com que algo se torne extremamente popular da noite para o dia.

E com o passar do tempo, cada vez mais surgem novos “estáticos” – forma como alguns usuários das redes sociais se referem aos memes – para conquistar o público e se tornarem os queridinhos do momento.

Um exemplo disso é a variedade de imagens relacionadas aos indicados ao Oscar que surgem a cada premiação, seja em tom de comemoração como também de crítica. Além de Fernanda Torres, filmes como “Conclave”, “Wicked” ou “Duna: Parte 2” acabaram virando alvo dessas criações e se tornando ainda mais aclamados pelo público.


Tanto a atriz Fernanda Torres como produções como “Conclave” viraram “hits” na internet • Reprodução/Bluesky

Outra forma de utilizar memes é usá-los como plataforma de divulgação, algo que a rede social Letterboxd vem fazendo com primor. Além de conquistar os jovens com sua linguagem divertida e que aproxima os astros e estrelas do público, a plataforma onde usuários avaliam filmes e séries abraçou as imagens criadas pelos usuários para se auto divulgar. Inclusive, alguns desses estáticos acabaram se tornando camisetas, bolsas e bonés que podem ser vistos até fora do ambiente online.


O Letterboxd, plataforma para avaliação de filmes e séries, aproveitou os memes para aumentar seu engajamento • Reprodução/X

Mais antigo do que se imagina

Apesar de se tornarem cada vez mais populares ao longo dos anos, esses tipos de memes surgiram há muitos anos, sendo presentes na internet desde a popularização de redes sociais como Twitter (hoje conhecido como X) e Instagram. Um exemplo memorável dessas imagens voltadas para o cinema é o inesquecível “John Travolta confuso”.

A imagem retirada de uma cena de “Pulp Fiction” surgiu nas redes em meados de 2012, quando usuários começaram a compartilhá-la para descrever situações específicas de suas vidas com a frase “como eu me sinto quando…”. Em 2015, a cena voltou a viralizar e ganhou ainda mais notoriedade por ser adaptada para diversos contextos, o que acabou furando a bolha dos amantes de cinema e sendo utilizado nos mais diversos lugares.

Agora, com a criação diária de novos memes voltados para a cultura pop, a chance de novas pérolas surgirem é ainda maior e, com toda a certeza, os cinéfilos irão se encarregar de criar cada vez mais imagens que representem o seu público.


Popularizado como “John Travolta confuso”, o meme surgiu em meados de 2012 e alcançou notoriedade em 2015 • Reprodução/Reddit

“Ainda Estou Aqui”: conheça história que inspirou o filme

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Absolute cinema”: qual a história por trás do meme? no site CNN Brasil.

Filho de Huck e Angélica abre o jogo sobre namoro com influencer

Filho de Angélica e Luciano Huck, Benício viralizou ao aparecer com a namorada Duda Guerra. Desde então, os dois costumam chamar atenção por onde...

Drogba defende Mourinho de acusação de racismo: “Conheço há 25 anos”

Após José Mourinho ser acusado de racismo, o ex-atacante marfinense Didier Drogba saiu em defesa do atual comandante do Fenerbahçe. Durante o clássico contra...

Neto defende convocação de três jogadores para a Seleção. Saiba quais

O ex-jogador e apresentador do Donos da Bola Craque Neto disparou, durante o programa desta quarta-feira (26/2), sobre três nomes que deveriam ser convocados...