Prepare as prateleiras! Veja como se planejar para feriados e datas comemorativas do semestre

Com 2025 a todo vapor, muitos varejistas começam desde agora a se preparar para as próximas datas comemorativas do semestre, como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Adotar estratégias e práticas específicas para cada um desses marcos ajudará os comerciantes a impulsionar as vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes.

Para William Santos, diretor comercial da VarejOnline — empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV) —, não é cedo demais para pensar no semestre inteiro. “Este é o momento exato para intensificar as preparações; por isso, é importante estar atento ao planejamento, garantir presença em diversos canais, manter uma gestão de estoque eficiente e, acima de tudo, focar na experiência do consumidor, que é o verdadeiro diferencial”, destaca.

 

Um dos primeiros passos para uma gestão bem-sucedida é, de fato, o planejamento antecipado. Ao identificar as principais datas do segmento, os varejistas podem criar um calendário detalhado, necessário para organizar desde as campanhas publicitárias até o gerenciamento de estoque, evitando imprevistos durante as comemorações.

 

E quando o assunto é estoque, a análise do histórico de vendas e das tendências de consumo serve para prever a demanda com maior precisão, evitando tanto a falta de produtos quanto o excesso, que pode resultar em prejuízos. Diversificar o portfólio também auxilia no atendimento a diferentes perfis de clientes, ampliando as chances de conversão.

 

William também destaca a importância de uma abordagem multicanal, que integra loja física, e-commerce e redes sociais, oferecendo ao cliente a liberdade de escolher onde e como comprar. “Além disso, canais rápidos e acessíveis, como WhatsApp Business e chatbots, aprimoram a experiência e a velocidade de atendimento, essencial durante os períodos de alta demanda”, acrescenta.

 

Outro ponto é que, embora descontos sejam sempre atrativos nas datas sazonais, inovar nas ações pode destacar a marca. Oferecer combos, cashback, sorteios exclusivos ou brindes personalizados para compras em determinadas faixas de valor são formas eficazes de chamar a atenção e impulsionar as vendas.

 

Por fim, para William, o pós-venda é o segredo para transformar compradores ocasionais em clientes fieis. “Um atendimento atencioso após a compra, aliado a ações de fidelização, como cupons de desconto para futuras aquisições, prolonga o impacto das campanhas sazonais e fortalece o vínculo com os consumidores durante o resto do ano”, finaliza.

 

Sobre a VarejOnline

A VarejOnline foi criada com o propósito de oferecer uma ferramenta simples e completa, preparada para tornar a operação de cada cliente muito mais eficiente e lucrativa. A empresa desenvolveu uma ferramenta de ERP completa para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda (PDV) dos mais variados segmentos. Especialista em tecnologia para o varejo, a empresa atende as principais demandas administrativas e operacionais de seus clientes, além de oferecer soluções integradas via API. Entre os clientes estão: Grupo L’occitane, Petland, Malwee, Bugbbe, Crocs e entre outros.

Sergio Maurício é afastado pela Band após ofender Erika Hilton

O narrador Sergio Maurício foi afastado pela Band das transmissões da Fórmula 1. O fato ocorreu após uma conta na rede social X, atribuída...

Torcida do Brasiliense faz a festa durante clássico. Confira vídeos

Na vitória no clássico contra o Gama, por 2 x 0, a torcida organizada do Brasiliense fez a festa e apoiou o time do...

Vídeo: torcedor do Corinthians tatua rosto de Memphis Depay

Após quase seis meses no Corinthians, Memphis Depay já tem uma legião fãs no Timão. Em ao sucesso do holandês no clube, um torcedor...