Prepare as prateleiras! Veja como se planejar para feriados e datas comemorativas do semestre

Com 2025 a todo vapor, muitos varejistas começam desde agora a se preparar para as próximas datas comemorativas do semestre, como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Adotar estratégias e práticas específicas para cada um desses marcos ajudará os comerciantes a impulsionar as vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes.

Para William Santos, diretor comercial da VarejOnline — empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV) —, não é cedo demais para pensar no semestre inteiro. “Este é o momento exato para intensificar as preparações; por isso, é importante estar atento ao planejamento, garantir presença em diversos canais, manter uma gestão de estoque eficiente e, acima de tudo, focar na experiência do consumidor, que é o verdadeiro diferencial”, destaca.

 

Um dos primeiros passos para uma gestão bem-sucedida é, de fato, o planejamento antecipado. Ao identificar as principais datas do segmento, os varejistas podem criar um calendário detalhado, necessário para organizar desde as campanhas publicitárias até o gerenciamento de estoque, evitando imprevistos durante as comemorações.

 

E quando o assunto é estoque, a análise do histórico de vendas e das tendências de consumo serve para prever a demanda com maior precisão, evitando tanto a falta de produtos quanto o excesso, que pode resultar em prejuízos. Diversificar o portfólio também auxilia no atendimento a diferentes perfis de clientes, ampliando as chances de conversão.

 

William também destaca a importância de uma abordagem multicanal, que integra loja física, e-commerce e redes sociais, oferecendo ao cliente a liberdade de escolher onde e como comprar. “Além disso, canais rápidos e acessíveis, como WhatsApp Business e chatbots, aprimoram a experiência e a velocidade de atendimento, essencial durante os períodos de alta demanda”, acrescenta.

 

Outro ponto é que, embora descontos sejam sempre atrativos nas datas sazonais, inovar nas ações pode destacar a marca. Oferecer combos, cashback, sorteios exclusivos ou brindes personalizados para compras em determinadas faixas de valor são formas eficazes de chamar a atenção e impulsionar as vendas.

 

Por fim, para William, o pós-venda é o segredo para transformar compradores ocasionais em clientes fieis. “Um atendimento atencioso após a compra, aliado a ações de fidelização, como cupons de desconto para futuras aquisições, prolonga o impacto das campanhas sazonais e fortalece o vínculo com os consumidores durante o resto do ano”, finaliza.

 

Sobre a VarejOnline

A VarejOnline foi criada com o propósito de oferecer uma ferramenta simples e completa, preparada para tornar a operação de cada cliente muito mais eficiente e lucrativa. A empresa desenvolveu uma ferramenta de ERP completa para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda (PDV) dos mais variados segmentos. Especialista em tecnologia para o varejo, a empresa atende as principais demandas administrativas e operacionais de seus clientes, além de oferecer soluções integradas via API. Entre os clientes estão: Grupo L’occitane, Petland, Malwee, Bugbbe, Crocs e entre outros.

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