Lamento a saída de Nísia do Ministério da Saúde, diz Erika Hilton à CNN

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) lamentou a saída de Nísia Trindade do Ministério da Saúde e criticou a forma como a demissão ocorreu.

Em entrevista à CNN, a parlamentar afirmou que se reuniu com a ex-ministra dias antes de sua saída para discutir pautas importantes para mulheres, comunidade LGBT e população trans no âmbito do Ministério da Saúde.

Com a saída da socióloga da pasta, a representatividade feminina no primeiro escalão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu para cerca de 23%.

A deputada expressou preocupação com essa redução, ressaltando que a equidade de gênero e raça é essencial para a construção de planos de governo e para abordar questões sociais. “Uma Esplanada composta apenas por homens brancos não tem a capilaridade nem a capacidade de dialogar com os diversos interesses da sociedade”, disse Erika Hilton.

Apesar das críticas, Erika Hilton defendeu o governo Lula, acreditando que ele foi o responsável por retomar a democracia no Brasil, que estava sendo colocada em “cheque” em uma suposta tentativa de golpe de Estado. No entanto, enfatizou seu lamento em relação à forma como as ministras estão sendo “desligadas dos Ministérios”.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lamento a saída de Nísia do Ministério da Saúde, diz Erika Hilton à CNN no site CNN Brasil.

Selena Gomez ganha prêmio de “Mulher do Ano”, mas não comparece à cerimônia

Na noite da última quinta-feira (25), Selena Gomez recebeu o prêmio de Mulher do Ano do Billboard Latin Women in Music, que já foi dado...

Homem finge ser piloto da Gol e pede para entrar em cabine da Azul em voo

Um homem, que não teve a identidade divulgada, fingiu ser piloto da companhia aérea Gol e pediu para entrar na cabine de comando durante...

Confisco da poupança completou 35 anos dias antes de Collor ser preso

O confisco do dinheiro depositado nas cadernetas de poupança pelo governo de Fernando Collor de Mello — um dos momentos mais marcantes da história...