Trump vê União Europeia como antagonista dos EUA, afirma cientista político

O cientista político e pesquisador de Harvard, Hussein Kalout, fez uma análise crítica sobre a abordagem do ex-presidente Donald Trump em relação à política externa dos Estados Unidos. Segundo Kalout, que participou do WW Especial que vai ao ar neste domingo (2) Trump se destaca negativamente entre os líderes americanos por sua falta de visão estratégica de longo prazo.

De acordo com o especialista, todos os presidentes americanos, com exceção de Trump, tanto republicanos quanto democratas, tinham uma compreensão clara da necessidade de uma “grande estratégia americana”.

Visão de curto prazo

Kalout argumenta que Trump não pensa em termos de uma estratégia ampla, mas sim em um horizonte limitado de quatro anos de governo. “É uma política externa empresarial, muito curto prazista, ele não tem essa visão de longo prazo”, afirma o cientista político.

Esta abordagem de curto prazo, segundo o analista, impede Trump de enxergar os impactos de longo alcance de suas negociações com a Rússia ou as consequências da fragmentação das relações com a Europa para a coesão ocidental.

União Europeia como antagonista

Um ponto crucial na análise de Kalout é a percepção de Trump sobre a União Europeia. Diferentemente de outros líderes americanos, Trump não vê o bloco europeu como um valor agregado na relação com os Estados Unidos. Ao contrário, ele enxerga a UE como um antagonista aos interesses americanos.

“O Trump enxerga a União Europeia como antagonista, como um competidor”, explica Kalout. Esta visão leva Trump a acreditar que o enfraquecimento da UE tenderia a fortalecer o papel dos Estados Unidos no cenário mundial.

A análise de Kalout ganha ainda mais relevância ao se considerar declarações recentes de Trump, nas quais ele afirmou que a União Europeia foi criada para “ferrar com os Estados Unidos”. Tais declarações reforçam a tese do cientista político sobre a visão limitada e potencialmente prejudicial de Trump em relação às alianças internacionais e à diplomacia de longo prazo.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump vê União Europeia como antagonista dos EUA, afirma cientista político no site CNN Brasil.

Mapa astral de Zuri revela conexão intensa com Ludmilla e Brunna

A filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves nasceu no dia 14 de maio de 2025, em Miami, e já chama atenção não só pelo...

Casais precisam fazer suco sem as mãos em prova do Power Couple

No episódio desta quarta-feira (14), o Power Couple Brasil trouxe uma nova dinâmica para testar a sintonia entre os participantes. No desafio da semana,...

Análise: Explicação de Lula sobre Janja agrava crise do TikTok

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou ter solicitado ao presidente da China, Xi Jinping, uma consultoria sobre a regulação de redes...