SAF da Portuguesa se inspira em Brighton e Lens; entenda

A Portuguesa é a primeira SAF da cidade de São Paulo e seus novos investidores e dirigentes já têm em mente quais caminhos seguir para conseguir recuperar o clube no cenário nacional.

Convidado do CNN Esportes S/A deste domingo (2), Alex Bourgeois, sócio-investidor e presidente da Portuguesa SAF, afirmou que o reposicionamento da marca é muito importante para o futuro do clube.

“A primeira engenharia financeira é a renegociação dessas dívidas, né? Você renegocia todas as dívidas e aí você vai pagando, algumas você vai pagar à vista, outras você vai pagar ao longo do tempo, depende das negociações. Mas a segunda coisa que é muito importante é o que a gente chama de branding, né? A questão da marca”, explicou.

Para o dirigente, a SAF traz uma nova cara para o clube, que possibilita esse reposicionamento no mecado.

A SAF está trazendo para o mercado credibilidade, uma visão diferente de negócio, uma visão empresarial do futebol, e esse reposicionamento dessa marca vai trazer novos patrocinadores, novas marcas e novas oportunidades. Na verdade, o que vende é a marca, o que a marca proporciona, em termos não só de retorno de mídia, mas em termos de exposição para os anunciantes. Então, depende da nossa capacidade de transformar a experiência da Portuguesa SAF numa experiência bacana para que outras pessoas possam viver essa história.


Alex Bourgeois, sócio-investidor e presidente da Portuguesa SAF

Inspirações na Europa

Essa história não é nova no futebol e a SAF da Lusa se inspira em dois cases de sucesso: o do Brighton, da Inglaterra, e do Lens, da França.

“Tem um benchmark de futebol que é o do Brighton na Inglaterra, que é um clube pequeno, mas que conseguiu montar uma estratégia de contratação, revelação de jogadores e se torna hoje o principal revendedor de jogadores para a Premier League. Então, esse é um exemplo”, citou Alex Bourgeois.

Já o exemplo francês Alex acompanhou de muito perto, já que trabalhou no clube entre 2019 e 2022, como consultor da Ambert Capital. Na temporada 2019/20, o clube conseguiu o acesso à Ligue 1 e, na temporada 2022/23, foi vice-campeão da primeira divisão francesa, ficando atrás apenas do PSG, mesmo com o menor orçamento do campeonato.

“O outro exemplo é um exemplo que eu conheço bem, que é o Lens da França, que é uma cidade de apenas 25 mil habitantes, que tem um estádio de 40 mil e que lota o estádio todo fim de semana, ou seja, tem mais gente no estádio, no jogo do que tem na cidade, né? E esse foi um trabalho, de novo, de experiência e a experiência funciona tão bem que as pessoas vão para o jogo, para poder ter esse momento”, explicou o presidente da Portuguesa SAF.

CNN Esportes S/A

Com Alex Bourgeois, o CNN Esportes S/A chega à 84ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.

Este conteúdo foi originalmente publicado em SAF da Portuguesa se inspira em Brighton e Lens; entenda no site CNN Brasil.

39 municípios registram estragos após temporais no RS

Pelo menos 39 municípios registraram estragos após os temporais no Rio Grande do Sul. As informações foram repassadas pela Defesa Civil Estadual, neste domingo...

Dorival Jr. bate boca com torcedor condenado por arremessar cabeça de porco

Antes da partida contra o Vasco pelo Campeonato Brasileiro, neste domingo (24), Dorival Júnior discutiu com um torcedor do Corinthians em frente ao hotel...

Bahia x Santos: escalações e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Bahia e Santos se enfrentam, neste domingo (24), pela 21ª rodada do Brasileirão, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador. E os...