Oscar 2025: em discurso, Zoë Saldaña dedica prêmio a pais imigrantes

Zoë Saldaña, 46, venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “Emilia Pérez” neste domingo (2). Em seu discurso emocionado, a atriz homenageou seus pais, destacando com orgulho suas origens imigrantes.

“Estou profundamente honrada”, declarou ao receber o prêmio. Saldaña dedicou a conquista à avó, ressaltando o significado especial de interpretar um papel que lhe permitiu cantar e atuar em espanhol.

“Se minha avó estivesse aqui, estaria encantada”, afirmou. A atriz também expressou sua gratidão ao marido, à família, ao elenco e à equipe do filme, além de agradecer à Netflix e à Academia pelo reconhecimento.

A vitória já era esperada depois que Saldaña venceu a mesma categoria no Globo de Ouro e no Critics Choice Awards. O musical em espanhol, do diretor francês Jacques Audiard, recebeu 13 indicações ao principal prêmio de cinema de Hollywood.

O filme conta a história de Rita, uma advogada a serviço de uma grande empresa que está mais interessada em ganhar dinheiro inocentando criminosos do que servir à Justiça. Ela é contratada para ajudar o líder fugitivo de um cartel de drogas mexicano, Manitas, que quer abandonar os negócios e se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual, para afirmar o gênero com o qual se identifica e mudar de vida.

Além de Saldaña, o longa é ambientado no México e estrelado por Selena Gomez (“Os Feiticeiros de Waverly Place” e “Only Murders in the Building”), Karla Sofía Gascón (“Rebelde”) e Édgar Ramírez (“Caçados de Emoção: Além do Limite” e “Carlos”).

Filme se envolveu em polêmicas durante temporada de prêmios 

Embora tenha sido bem recebido pela crítica, o filme recebeu comentários negativos nas redes sociais, principalmente de mexicanos. Além disso, desde que antigos tweets com declarações polêmicas de Gascón vieram à tona, a atriz espanhola tem enfrentado certa rejeição na temporada de premiações, sendo vista como uma figura controversa. 

Nos posts, ela critica a cultura muçulmana, o caso de George Floyd e o próprio Oscar e chegou a ser removida do material promocional de “Emilia Pérez” para o Oscar. 

Durante a cerimônia, o filme ainda concorre em outras 12 categorias, entre elas de Melhor Filme, Melhor Direção (Jacques Audiard) e Melhor Atriz (Karla Sofía Gascón). 

Oscar 2025: conheça “Emilia Pérez”, líder de indicações da edição

Este conteúdo foi originalmente publicado em Oscar 2025: em discurso, Zoë Saldaña dedica prêmio a pais imigrantes no site CNN Brasil.

Pastor é preso por estuprar e engravidar adolescente com deficiência intelectual

Atenção: a matéria a seguir traz relatos sensíveis de agressão e abuso sexual e pode ocasionar gatilhos sobre estupro, violência contra a mulher e...

Xuxa revela arrependimento de certos procedimentos estéticos: “Não deram certo para mim”

Xuxa Meneghel, de 62 anos, afirmou em entrevista à revista Vogue, que se arrepende de alguns procedimentos estéticos realizados durante a sua carreira. A...

“Manas”: Alessandra Negrini revela expectativa para filme e próximos trabalhos

O portal LeoDias marcou presença na pré-estreia do filme “Manas”, com direção de Marianna Brennand e Dira Paes como protagonista, na última sexta-feira (9/5)...