Com aval de Gleisi, governo quer centrão na liderança na Câmara

Após a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) ser escolhida para assumir a Secretaria de Relações Institucionais, o governo quer colocar um parlamentar do centrão na liderança da Câmara dos Deputados. O cargo, neste momento, está ocupado pelo deputado José Guimarães (PT-CE).

A estratégia de tirar o PT para colocar um nome de centro é vista com um modo de equilibrar a relação de Gleisi com parlamentares e conta com o apoio da própria futura ministra, segundo apurou a CNN.

Parlamentares têm demonstrado contrariedade com a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de manter a articulação do governo com um petista.

A indicação de Gleisi foi recebida com “surpresa” até mesmo por petistas.

A oposição ironizou a escolha dizendo que facilita o trabalho contra o governo e o centrão vê a nomeação como uma sinalização de distanciando da frente ampla.

O nome favorito para substituir Guimarães na liderança do governo é o deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB-AL), líder do MDB da Câmara e um dos principais aliados do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O parlamentar era o nome sugerido pelo Centrão para ficar com a Secretaria de Relações Institucionais, mas o presidente Lula escolheu manter um nome de estreita confiança.

Gleisi está na presidência da sigla desde 2017, foi uma fiel escudeira enquanto Lula esteve preso em Curitiba e coordenou a eleição de 2022.

Outros nomes citados como opções para a liderança do governo são os dos deputados Antonio Brito (PSD-BA) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Presidência do PT

José Guimarães ocupa a liderança na Câmara desde o início do governo. O deputado tem trânsito entre partidos de centro e se aproximou de Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara, nos últimos anos – algo visto com ressalvas por integrantes do governo.

Em outra frente, Guimarães disputa com o senador Humberto Costa (PT-PE) o mandato tampão do comando nacional do PT após a saída de Gleisi para o ministério.

A cúpula da legenda deverá indicar um nome-tampão para ocupar o cargo até novas eleições internas, em julho.

A Executiva Nacional do PT deve realizar nesta sexta-feira (7) uma reunião virtual, a partir das 10h para debater o assunto.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Com aval de Gleisi, governo quer centrão na liderança na Câmara no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Câmeras flagram casal abandonando carro de professora morta em SP

Imagens de câmera de segurança flagraram o momento em que um casal abandona o carro que pertencia a professora Fernanda Bonin, que foi encontrada...

Isabel Veloso desabafa sobre motivo de afastamento da web: “Muitas dores”

Após um período afastada das redes sociais, a influenciadora Isabel Veloso, 18, revelou o motivo por trás de seu “sumiço”: um cisto hemorrágico causado...

Raphinha se complica na briga pela Bola de Ouro após queda na Champions

A eliminação do Barcelona na Champions League não significou para o Raphinha apenas o fim do sonho da conquista continental. A derrota diante da...