O Grande Debate: STF conseguirá julgar plano de golpe antes de 2026?

Os comentaristas José Eduardo Cardozo e Caio Coppolla discutiram, nesta quarta-feira (5), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o Supremo Tribunal Federal (STF) conseguirá julgar o plano de golpe antes de 2026.

Ministros do STF têm discordado entre si sobre o ritmo do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 33 pessoas no inquérito sobre a tentativa de golpe no país.

 

 

Enquanto uma ala acredita que o julgamento do mérito aconteça até o fim deste ano, outra observa que, apesar da vontade de parte da Corte em resolver logo o caso, decidir sobre o processo levará mais tempo.

Cardozo acredita que a dinâmica de um processo é absolutamente imprevisível, especialmente um dessa magnitude.

“Do ponto de vista político, eu acredito que, para todo mundo, o melhor seria encerrar o julgamento esse ano com a maior celeridade possível. Porém o tempo processual nem sempre segue essa lógica. Nós temos muitos réus, temos advogados competentíssimos que vão trabalhar nesse caso, vão surgir inúmeros incidentes processuais da mais diversa natureza e isso demanda tempo”, pontuou.

Já Coppolla defende que, independentemente da data do julgamento, Bolsonaro já foi pré-julgado e pré-condenado pelos ministros do STF.

“O relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes, sempre se referiu, desde o primeiro dia após o fato, aos manifestantes e vândalos do 8 de janeiro de 2023 como criminosos terroristas. Isso antes de investigação, isso antes de denúncia. Obviamente, como uma vítima dos fatos, ele nunca poderia estar à frente dessa perseguição judicial”, opinou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em O Grande Debate: STF conseguirá julgar plano de golpe antes de 2026? no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Mega-Sena 2882: sorteio desta terça (1º) pode pagar R$ 52 milhões

A Caixa Econômica Federal realiza nesta terça-feira (1º) o concurso 2.882 da Mega-Sena. Sem vencedores no 2.881, a loteria acumulou o prêmio total e pode...

Análise: Após conflito entre Israel e Irã, entram os diplomatas

Após os ataques aéreos dos Estados Unidos contra instalações nucleares do Irã e um cessar-fogo, chegou a hora de dar um passo para trás...

PT tenta acordo com centrão sobre revisão de benefícios fiscais

O deputado Rogério Correia (PT-MG) busca costurar um acordo entre o governo federal e o centrão no projeto de lei que trata da revisão...