Defasagem de gasolina e diesel aumenta com queda do petróleo, diz Abicom

Com a queda do preço do petróleo no mercado internacional, a gasolina e o diesel vendidos nas refinarias brasileiras estão mais caros do que os comercializados no mercado internacional, segundo informa a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).

De acordo com o fechamento de quarta-feira (5) o preço da gasolina no Brasil está em média 3% acima do exterior, e o preço do diesel está 2% superior ao praticado no Golfo do México. A gasolina já vinha se equiparando aos preços externos há alguns dias, enquanto o diesel ultrapassou a paridade de importação ontem.

Também na quarta-feira, a defasagem da Petrobras registrava maior paridade com a importação do que a da Refinaria de Mataripe, privatizada no governo Bolsonaro e que afirma seguir a política de paridade de importação (PPI), abandonada pela Petrobras em maio de 2023.

Segundo a Abicom, em Mataripe a diferença do preço da gasolina em relação ao mercado internacional era de 6% no fechamento de ontem, e do diesel, de 2%, enquanto, na média dos polos atendidos pela Petrobras, essa diferença era de 2% para o diesel e de 3% para a gasolina, a mesma média de todas as refinarias somadas.

O último reajuste da Petrobras foi há um mês: para o diesel, uma alta de 6%. Mas a gasolina não é reajustada há 240 dias. Já a Refinaria de Mataripe faz reajustes semanais.

Pix por aproximação: veja como ativar recurso no celular

Este conteúdo foi originalmente publicado em Defasagem de gasolina e diesel aumenta com queda do petróleo, diz Abicom no site CNN Brasil.

Fortes chuvas no Paquistão deixam mais de 300 mortos

Mais de 300 pessoas morreram no Paquistão após dois dias de chuvas intensas e inundações, disseram autoridades no sábado (16). Os esforços de resgate e...

Famosos se dividem entre festa de Marquezine e Anttónia; veja quem foi onde

A noite de sexta-feira (15) foi agitada no Rio de Janeiro e em São Paulo. Enquanto Bruna Marquezine comemorava seus 30 anos na Ilha...

França vai colaborar com EUA para alcançar a paz na Ucrânia, diz Macron

É essencial continuar apoiando a Ucrânia e pressionando a Rússia, disse o presidente francês Emmanuel Macron em um comunicado neste sábado (16), após o...