O Grande Debate: EUA dificultam relação diplomática com o Brasil?

O comentarista José Eduardo Cardozo e a jornalista e ex-senadora Ana Amélia Lemos discutiram, nesta quinta-feira (6), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se os Estados Unidos dificultam a relação diplomática com o Brasil.

“Trump quer fortalecer a extrema direita em todo o mundo e vai utilizar, para isso, o poderio que puder. Quem conhece e leu sobre Trump como empresário sabe que ele radicaliza ao extremo para tentar obrigar aquele com quem ele mantém relação a se ajoelhar, ou seja, ele usava o poder que ele tinha no plano empresarial para atingir até aliados. Como governante dos EUA, ele está fazendo a mesma coisa”, ponderou Cardozo.

Já Ana Amélia Lemos acredita que Donald Trump é personalista e dá importância à diplomacia presidencial.

“A presidente do México, que é de esquerda, ligou para o Trump. Não houve ainda nenhum contato pessoal do presidente Lula. Há uma diplomacia presidencial nesse aspecto e é essa que vale. O Trump tem um tipo de exercício político diferenciado, ele toma uma decisão agora e muda amanhã. Certamente não será diferente com o Brasil caso o país mude de posição em relação à questão tarifária”, opinou.

O chefe da diplomacia americana, Marco Rubio, teve conversas telefônicas ou encontros pessoais com representantes de pelo menos 58 países em um mês e meio de governo Donald Trump, mas deixou o Brasil fora de sua lista de contatos. O levantamento foi feito pela CNN com base em registros do Departamento de Estado.

Em janeiro, o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, enviou uma carta a Rubio cumprimentando-o por sua nomeação. Os dois, porém, não se falaram nenhuma vez.

Este conteúdo foi originalmente publicado em O Grande Debate: EUA dificultam relação diplomática com o Brasil? no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Haval H6 HEV x Ford Territory: qual comprar com R$ 220 mil? Compare

Os SUVs no Brasil estão ganhando cada vez mais força. Ano a ano, isso vem se mostrando em números. Em 2025, por exemplo, entre...

Kamala Harris diz que sistema político dos EUA está “quebrado”

A ex-vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris afirmou que não se candidataria a cargos públicos porque o sistema está “quebrado”, refletindo sobre a decisão...

Lei Magnitsky: quais as consequências e como fica a relação EUA-Brasil

O Brasil não possui meios para retaliar a aplicação da Lei Magnitsky pelos Estados Unidos, conforme análise de Vitelio Brustolin, professor de relações internacionais...