Ondas de calor aceleram o envelhecimento precoce, diz estudo

Cada vez mais presente na rotina das pessoas devido às mudanças climáticas, as ondas de calor extremo podem provocar a aceleração no envelhecimento biológico de idosos. A descoberta feita por pesquisadores norte-americanos foi publicada na revista científica Science Advances, em 26 de fevereiro.

Os autores do estudo perceberam que idosos que vivem em áreas com 140 dias ou mais de calor extremo por ano apresentam até 14 meses a mais de envelhecimento biológico em comparação com aqueles que vivem em locais com menos de 10 dias de calor extremo.

Isso ocorre porque o calor pode alterar a metilação do DNA — um processo que regula a expressão genética —, gerando respostas inflamatórias. Como consequência, há o comprometimento das células e disfunções em órgãos como coração e músculos.

4 imagens

Roupas leves, feitas de tecidos que permitam o corpo transpirar, são as mais recomendadas

Também se deve evitar a exposição direta ao sol
A população deve evitar a prática de atividades ao ar livre das 10h às 17h
1 de 4

Para enfrentar o calor, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas bebam bastante água, evitem atividades físicas e exposição ao sol em horários mais quentes do dia

Hugo Barreto/Metrópoles

2 de 4

Roupas leves, feitas de tecidos que permitam o corpo transpirar, são as mais recomendadas

@igoestrela/Metrópoles

3 de 4

Também se deve evitar a exposição direta ao sol

Breno Esaki/Metrópoles

4 de 4

A população deve evitar a prática de atividades ao ar livre das 10h às 17h

Igo Estrela/Metrópoles

O estudo foi feito a partir de exames de sangue de aproximadamente 3,6 mil norte-americanos acima dos 56 anos de idade, inscritos no banco de dados do Health and Retirement Study. As amostras foram coletadas em diferentes períodos durante os seis anos de observações. Também foram utilizados dados de relógios epigenéticos para estimar a idade biológica dos participantes.

Quando todas as informações de idade biológica e registros climáticos foram cruzadas, descobriu-se que o nível de impacto do calor extremo no envelhecimento é comparável aos efeitos de fumar ou consumir álcool excessivamente.

O que é envelhecimento biológico?

O termo de envelhecimento biológico está associado à idade biológica, que tem relação com o funcionamento do corpo humano em níveis molecular, celular e sistêmico. A idade cronológica, por outro lado, está relacionada à data de nascimento.

Por exemplo, uma pessoa pode ter 60 anos no documento de identidade (idade cronológica), mas ter o funcionamento do organismo compatível com o de um indivíduo de 62 anos (idade biológica), caso esteja exposta a fatores que aceleram o desgaste do corpo.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Lucca Almeida e Bernardo Prado participam do CaveCast

Lucca Almeida e Bernardo Prado, atores mirins de “A Caverna Encantada”, são os convidados do podcast “CaveCast” desta terça-feira, 29 de abril, apresentado por...

Luan Santana atrai 70 mil pessoas em Lisboa

Luan Santana viu 70 mil ingressos se esgotarem em tempo recorde, fechando quatro dias de shows na MEOArena, em Lisboa. Os concertos vão acontecer...

Sabrina Sato lança reality e recebe carinho de Nicolas Prattes

No início da noite desta terça-feira, 29 de abril, Sabrina Sato compareceu na festa de lançamento de seu novo reality show “Minha Mãe com...