Hantavírus: Entenda doença que levou à morte de Betsy Arakawa, esposa de Gene Hackman

A causa das misteriosas mortes de Gene Hackman e Betsy Arakawa, foram reveladas. O casal foi encontrado sem vida no dia 26 de fevereiro. O laudo divulgado pela polícia apontou  que a pianista foi vítima de hantavírus, doença infecciosa transmitida por roedores. Hackman faleceu uma semana depois devido a uma grave doença cardíaca e um quadro avançado de Alzheimer. Para entender mais sobre o hantavírus, 0 portal LeoDias conversou com a médica infectologista Fernanda Pedroso, que explicou os riscos da doença, sintomas e as formas de prevenção.

De acordo com a especialista, a infecção ocorre principalmente pela inalação de partículas presentes na urina, fezes e saliva de roedores silvestres. Embora mais raras, outras formas de transmissão incluem mordedura desses animais  infectados ou contato do vírus com mucosas, como olhos, boca e nariz. Casos de transmissão entre humanos já foram registrados na Argentina e no Chile, mas são extremamente incomuns. Além dos ratos, gambás e morcegos também podem transmitir a doença, porém, os roedores continuam sendo os principais responsáveis no Brasil e no mundo.

Veja as fotos

Reprodução / Instagram
Gene Hackman e Betsy ArakawaReprodução / Instagram
Reprodução
Gene Hackman e Betsy Arakawa sorridentes. Eles vestem roupa socialReprodução
Reprodução / YouTube
Gene HackmanReprodução / YouTube
Reprodução / Facebook
Gene HackmanReprodução / Facebook
Reprodução
Gene HackmanReprodução

Em relação aos sintomas, Fernanda Pedroso explicou que eles são inespecíficos e muito semelhantes aos de outras infecções virais, como febre, dor no corpo, dor abdominal, cansaço, dor de cabeça, além de possíveis episódios de vômito e diarreia.

“A fase inicial da doença é inespecífica e pode durar até seis dias, com sintomas semelhantes aos de uma gripe. No entanto, se no sexto dia surgirem novos sintomas, é um sinal de alerta. A fase grave, mais comum no Brasil, começa com uma tosse seca, que pode evoluir para tosse com catarro, acompanhada de taquicardia e respiração ofegante. Em alguns casos, a infecção pode evoluir rapidamente para edema pulmonar, causando sangramentos e colapso circulatório”, explicou a especialista do Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba).

“Para diferenciar a hantavirose pulmonar de outras infecções respiratórias graves, o médico deve investigar a exposição do paciente a locais com roedores, como sítios ou quintais. A imagem pulmonar também ajuda, pois a hantavirose causa infiltrados pulmonares difusos, o que não é comum em outras infecções virais. No entanto, no início, o diagnóstico ainda é desafiador e muitas vezes depende de um diagnóstico diferencial”, continuou a infectologista.

Fernanda Pedroso ainda ressaltou que atualmente não existe nenhuma medicação específica para tratar o Hantavírus. “A gente trata com sintomáticos, suporte médico, para tratar as disfunções e a síndrome cardiopulmonar. Você vai cuidar do pulmão com medidas de suporte, vai tratar o coração com medidas de suporte, mas não tem nada específico para o vírus”, disse.

A médica esclareceu que as regiões do Brasil com maior ocorrência de casos confirmados são a Sul, Sudeste e Centro-Oeste. De maneira geral, as infecções ocorrem principalmente em áreas rurais, onde as pessoas têm mais contato com a agricultura, galpões e ambientes propensos à presença de roedores.

Por fim, Fernanda ressaltou que a doença também pode apresentar poucos sintomas e, por ser viral, pode ser autolimitada. Ela também enfatizou que nem todos que contraem hantavirose evoluem para a forma grave.

 



Fonte: Portal LEODIAS

Incêndio atinge concessionária de carros de luxo na Barra da Tijuca

Um incêndio atingiu uma concessionária de carros de luxo na Avenida das Américas, principal via da Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio...

Mãe de Eliza Samúdio recebe pertences da filha 15 anos após o crime

A mãe de Eliza Samúdio divulgou, nesta quinta-feira (17), que recebeu da Justiça alguns pertences da filha 15 após o assassinato da jovem. Em uma...

Empresas dos EUA avaliam propor lista de “exceções” à tarifa sobre o Brasil

Entidades e empresas americanas avaliam a possibilidade de propor ao governo dos Estados Unidos uma lista de exceções às tarifas de 50% que o...