Síria: Potências ocidentais condenam pior violência desde queda de Assad

Os Estados Unidos e o Reino Unido condenaram a violência na Síria neste domingo (9) e pediram responsabilização dos combatentes agressores.

A Síria sofreu o pior surto de violência desde a queda do ex-presidente Bashar al-Assad no final do ano passado, depois que homens armados invadiram as áreas centrais na quinta-feira (6), no que as autoridades sírias disseram ser uma tentativa de reprimir uma insurgência de rebeldes ainda leais ao antigo governo.

Os Estados Unidos pediram às autoridades sírias neste domingo que responsabilizassem os “terroristas islâmicos radicais” que mataram pessoas na Síria e disseram que apoiam as minorias religiosas e étnicas do país.

“Os Estados Unidos condenam os terroristas islâmicos radicais, incluindo jihadistas estrangeiros, que assassinaram pessoas no oeste da Síria nos últimos dias”, disse o Secretário de Estado Marco Rubio em uma declaração.

 

O ministro das Relações Exteriores britânico, David Lammy, afirmou que os relatos de mortes generalizadas de civis nas regiões costeiras da Síria eram “horríveis” e pediu às autoridades em Damasco que garantissem que todos os sírios fossem protegidos da violência.

“As autoridades em Damasco devem garantir a proteção de todos os sírios e estabelecer um caminho claro para a justiça transicional”, disse Lammy em uma declaração nas redes sociais.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um monitor de guerra sediado no Reino Unido, disse no sábado (8) que mais de mil pessoas foram mortas nos dois dias de combates na região costeira do Mediterrâneo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Síria: Potências ocidentais condenam pior violência desde queda de Assad no site CNN Brasil.

Marido de Glória Pires critica especial da Globo nos 60 anos: “Foi injusta com você”

A participação de Gloria Pires nas comemorações dos 60 anos da Globo virou assunto nas redes sociais após um desabafo de Orlando Morais. Nesta...

Pais de pastor de 15 anos que se diz profeta denunciam ameaças e MP investiga

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) abriu uma apuração preliminar sobre possíveis ameaças sofridas por Miguel Oliveira, jovem de 15 anos que se...

Belo brilha na Globo, lidera audiência em jogo e fãs clamam por especial de fim de ano

Belo, de 51 anos, fez uma apresentação marcante no último domingo (27/4), no Maracanã, no Rio de Janeiro para animar as torcidas de Flamengo...