Barroso: Grande problema da regulação da IA é a velocidade da transformação

O presidente do Supremo Tribunal (STF), Luís Roberto Barroso, defendeu, nesta segunda-feira (10), a regulamentação da Inteligência Artificial (IA).

Ao ser homenageado pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), recebendo o Colar de Mérito Prefeito Brigadeiro Faria Lima, o ministro afirmou que a regulação “é imprescindível para proteger direitos humanos”.

No entanto, ele diz ser difícil de montar normas nesse sentido, uma vez que a inteligência artificial está em evolução grande e rápida.

“O grande problema da regulação da Inteligência Artificial é a velocidade da transformação no mundo em que a gente está vivendo. Você regular alguma coisa que, depois de amanhã, não será mais a mesma”, pontuou.

No fim do ano passado, o Senado aprovou, em votação simbólica, a regulamentação da inteligência artificial no país. O texto aguarda análise da Câmara dos Deputados.

Na visão de Barroso, o Congresso ainda “não foi capaz de criar consensos indispensáveis para aprovação dessa regulação”.

Ele avalia que o assunto é complexo, pois mexe também com o direito à liberdade de expressão.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Barroso: Grande problema da regulação da IA é a velocidade da transformação no site CNN Brasil.

Troféu Imprensa está quase lá, mas ainda falta um grande prêmio da TV

Neste próximo domingo, vai ao ar o Troféu Imprensa, gravado na semana passada, uma iniciativa do SBT que deve ser louvada e incentivada, ainda...

Após cirurgia no joelho, Mateus, da dupla com Jorge, se recupera em casa

Mateus, da dupla com Jorge, já teve alta após uma cirurgia realizada devido a uma infecção no joelho. Ele está se recuperando em casa...

Em recuperação, Walcyr Carrasco aparece de andador em festa da Globo

O renomado autor de novelas Walcyr Carrasco chamou a atenção ao comparecer à festa de 60 anos da Globo utilizando um andador, como visto...