Gleisi oferece trégua à agenda econômica de Haddad e acena para o Congresso

Gleisi Hoffmann e Alexandre Padilha tomaram posse nesta segunda-feira (10) como ministros das Relações Institucionais e da Saúde, respectivamente. As mudanças na Esplanada dos Ministérios colocaram de vez o foco do governo nas eleições de 2026.

A cerimônia lotou o salão principal do Palácio do Planalto, com o comparecimento de cerca de 2 mil pessoas. Entre os presentes estavam os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta.

Em discurso, a nova ministra agradeceu a presença de ambos e reforçou o desejo por um trabalho conjunto com o Congresso.

“Presidente Hugo e Alcolumbre, com vocês quero manter a relação respeitosa, franca, solidária e direta. Não tenham dúvidas, estarei sempre aqui para conversar, ouvir críticas e acolher sugestões.”, afirmou a nova ministra.

Tentando apaziguar uma briga antiga, Gleisi afirmou que apoiará a agenda econômica de Fernando Haddad e que vai colaborar com todos os ministros na articulação política.

“Estarei aqui, ministro Haddad, para ajudar na consolidação das pautas econômicas do governo, as pautas que você conduz.”, afirmou a ex-presidente do PT.

O retorno de Gleisi ao Planalto é marcado por temores do governo de um desembarque do centrão nas votações no Congresso e de uma possível chapa para as eleições de 2026. A expectativa de Lula é que Gleisi melhore justamente essa articulação política e prepare alianças para o pleito.

Com o mesmo objetivo, Padilha chega novamente ao Ministério da Saúde. A pasta é observada por alas do centrão por ser um dos maiores orçamentos da Esplanada.

Padilha será responsável pelas conversas com o grupo, enquanto o Planalto espera que ele transforme a Saúde em uma vitrine do governo, também pensando na disputa eleitoral. Lula cobra uma participação maior dos ministros em campanhas, mostrando os programas geridos pela administração.

Já com essa visão, Padilha agradeceu lideranças políticas e reforçou o compromisso do ministério com o avanço de campanhas de vacinação no discurso de posse.

“Chego ao ministério da Saúde com uma obsessão: reduzir o tempo de espera para quem precisa de atendimento especializado no nosso país.”, disse Padilha.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gleisi oferece trégua à agenda econômica de Haddad e acena para o Congresso no site CNN Brasil.

Casada com Leonardo há quase 30 anos, Poliana dá dicas de como manter casamento duradouro

Poliana Rocha, esposa do cantor Leonardo, foi questionada sobre como fazer para “manter um casamento duradouro”. Casada com o sertanejo há quase 30 anos,...

No “Saia Justa”, Erika Januza se emociona com estreia: “Honrar esse lugar”

A atriz Erika Januza, de 39 anos, não conteve sua emoção ao estrear no sofá do “Saia Justa”. O programa está de volta e...

Taís Araujo discursa em evento de homenagem aos 30 anos de carreira: “Sem limite pra sonhar”

A atriz Taís Araujo comemorou seus 30 anos de carreira com um festão em Copacabana, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (30/4). Na telinha...