Ministro diz que suspensão das operações da Voepass é “acertada”

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, avaliou como “acertada” a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de suspender as operações aéreas da Voepass na manhã desta terça-feira (11).

Em nota, a Anac informou que a decisão acontece por conta de violações nas condições de segurança estabelecidas pela agência. A suspensão é de caráter cautelar e valerá até que seja comprovada a “correção de não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa previstos em regulamento”.

Segundo Silvio Costa, o ministério participou do monitoramento da empresa nos últimos meses. À CNN, ele disse que a partir de agora haverá o acompanhamento do processo. O governo também deve conversar com outras companhias aéreas para que os passageiros não sejam prejudicados.

“Foi uma decisão acertada da Anac. Vamos agora acompanhar o desfecho do processo. Estamos conversando com a Latam para que todos os passageiros sejam atendidos e que não tenha nenhum prejuízo à população”, explicou.

Entenda o processo de suspensão

De acordo com a agência de aviação, após o acidente aéreo de agosto de 2024, na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo, houve a implementação de uma operação de fiscalização da Anac nas instalações da empresa de transporte aéreo.

Durante a operação, funcionários da agência estiveram presentes nas bases de operação e manutenção da Voepass, a fim de verificar e garantir o nível de segurança das operações.

Segundo nota divulgada nesta terça, em outubro de 2024, medidas como a redução da malha, aumento do tempo de solo para manutenção, troca de administradores e planos para correlçoes de irregularidades nas aeronaves foram exigidas pela agência.

Porém, no fim do mês passado, após uma nova rodada de vistorias, foi identificada “a degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa em relação às atividades monitoradas e o descumprimento sistemático das exigências feitas pela Agência”.

A Anac orientou os passageiros afetados pelos cancelamentos dos voos a procurar a empresa ou a agência de viagens responsável pela passagem, para realizar o reembolso ou a reacomodação para outras companhias aéreas.

Atualmente, a Voepass, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas, conta com seis aeronaves e tem operação em 15 localidades diferentes, com voos comerciais e contratos de fretamento.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministro diz que suspensão das operações da Voepass é “acertada” no site CNN Brasil.

Zé Felipe anuncia fim do namoro com Ana Castela: leia a nota

Zé Felipe anunciou, nesta segunda-feira (29/12), o fim do relacionamento com Ana Castela. O casal estava junto oficialmente desde outubro deste ano. O comunicado foi...

Após renovação de Filipe Luís, veja técnicos mais bem pagos do Brasil

Campeão da Copa do Brasil, da Supercopa, do Campeonato Carioca, do Brasileirão e da Libertadores em pouco mais de um ano no comando, Filipe...

Retrospectiva: Copa do Brasil, sorteio da Copa e F1 marcam dezembro

O mês de dezembro foi marcado por decisões em diferentes modalidades do esporte. Do domínio do Flamengo no futebol brasileiro ao fim da temporada...