COP30 deve ser sóbria, e não promocional, diz Marina Silva

A oito meses da COP30, que acontece em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro, a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, afirmou na segunda-feira (10) que a conferência deverá ser “sóbria”, e não “promocional”.

“Advogo que essa COP tem que ser uma COP sóbria, não é uma COP promocional. Eu diria que tem que ser uma COP referencial. Fazem dez anos do Acordo de Paris, que nos trouxe aqui. A partir de agora, como é que nós vamos caminhar nessa agenda de alinhar as NDCs [Contribuições Nacionalmente Determinadas] do mundo inteiro ao não ultrapassar 1,5 ºC de temperatura”, disse a ministra em entrevista ao programa Roda Vida, da TV Cultura.

Marina respondia a uma pergunta sobre como evitar que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima se torne um evento exclusivo sobre florestas, e marginalize a discussão sobre as cidades.

“É uma COP na Amazônia, é uma COP no Brasil. É um espaço de 196 países, que é o espaço da ONU [Organização das Nações Unidas], que vai ter que discutir todos os temas, meios de implementação, vai ter que discutir a continuidade da agenda de mitigação e adaptação“, defendeu.

Segundo a ministra, após anos de discussão em todo o mundo sobre como lidar com as questões ambientais, a conferência deverá ser o momento de tratar da implementação das políticas.

“Durante esses 33 anos, nós debatemos, nós criamos caderno de regra, nós criamos processos e estruturas. Agora não tem para onde ir. Nós já estamos vivendo sob os efeitos da mudança do clima, com a emergência climática“, afirmou.

Ainda nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu um telefonema do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, sobre a mobilização para o evento.

Na ligação, Lula enfatizou a importância de que as novas metas de redução de emissões de gases do efeito estufa estejam alinhadas ao objetivo de manter o aumento da temperatura global em até 1,5º C, de acordo com a declaração emitida pelo Palácio do Planalto.

Já o chefe da ONU informou que manteve contato, nos últimos dias, com mais de 30 países e que quase todos eles estão trabalhando para apresentar novas metas sustentáveis em breve.

Este conteúdo foi originalmente publicado em COP30 deve ser sóbria, e não promocional, diz Marina Silva no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Cristiano Ronaldo cumprimenta Daniel Alves durante Globe Soccer Awards

Cristiano Ronaldo está presente neste domingo (28/12) no Globe Soccer Awards, premiação que será entregue em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Durante o evento,...

Chelsea prepara barca e seis atletas podem sair em janeiro. Veja nomes

O Chelsea deve promover mudanças no elenco na próxima janela de transferências. De olho em reduzir a folha salarial e reorganizar o grupo comandado...

Aves são resgatadas após serem atropeladas em Manaus

Dezenas de periquitos foram resgatados pela Sepet (Secretaria de Estado de Proteção Animal) após serem atropelados, na avenida Ephigênio Salles, zona Centro-Sul de Manaus,...