Polônia quer treinar 100 mil pessoas por ano no Exército até 2027

O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, anunciou nesta terça-feira (11) que o governo quer lançar um novo programa para oferecer treinamento militar voluntário a partir do próximo ano, com uma meta de treinar 100 mil voluntários em 2027.

“O mais importante para nós é que todas as pessoas interessadas possam participar desse treinamento até 2026. E essa é uma tarefa difícil, mas sei que é realizável”, afirmou Tusk antes de uma reunião.

Ainda segundo o premiê, o objetivo é chegar a 2017 com o treniamento de 100 mil voluntários por ano.

“Além do Exército profissional e além da Força de Defesa Territorial, precisamos de fato construir um exército de reservistas e nossas ações servirão a esse propósito”, acrescentou.

O governo apoiou o treinamento militar para todos os homens adultos na semana passada, enquanto Varsóvia se prepara para ameaças de Moscou.

Estimulada pela invasão da vizinha Ucrânia pela Rússia há três anos, a Polônia agora gasta uma proporção maior do PIB em defesa do que qualquer outro membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Tusk comentou que, como incentivo, o governo analisaria a possibilidade de, por exemplo, obter uma carteira de motorista profissional, inclusive para veículos pesados, durante o treinamento militar.

O premiê afirmou: “isso será útil em caso de guerra, mas também será útil na vida para aqueles que estão interessados ​​em tais qualificações.”

Qualquer pessoa que participe na formação de um mês receberá um salário único de 6 mil złoty polacos (cerca de R$9.112 à taxa de câmbio atual). O programa, adiantou o chefe do governo, está aberto a todos os adultos entre os 18 e 60 anos de idade.

Treinamento especializado para grupos profissionais específicos também está sendo considerado ser fornecido pelo governo.

Na semana passada, o primeiro-ministro rejeitou a ideia de voltar a impor serviço militar obrigatório no país, explicando que o objetivo é criar incentivos a todos aqueles que queiram receber treino para potencial recrutamento para cenários de guerra.

Donald Tusk comunicou mais tarde em uma publicação na plataforma de mídia social X que disse aos ministros que membros e autoridades do governo também passariam por treinamento de forma voluntária, o que, segundo ele, foi recebido com total compreensão.

*Com informações da CNN Portugal

Este conteúdo foi originalmente publicado em Polônia quer treinar 100 mil pessoas por ano no Exército até 2027 no site CNN Brasil.

Atlético-MG x Bahia: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Atlético-MG e Bahia se enfrentam nesta quarta (5), às 20h (de Brasília), em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será na...

RB Bragantino x Corinthians: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Red Bull Bragantino e Corinthians se enfrentam nesta quarta (5), às 19h (de Brasília), em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida...

Andréa Mota, viúva de Leandro, explica sua relação com família de Leonardo

A empresária Andréa Mota, 49, falou sobre como é sua relação com a família do cantor Leonardo, 62, irmão de seu ex-marido, o cantor Leandro...