Rússia diz que precisa ouvir EUA antes de comentar cessar-fogo na Ucrânia

A Rússia declarou nesta quarta-feira (12) que precisa ser informada pelos Estados Unidos sobre o resultado das negociações com a Ucrânia, na Arábia Saudita, antes de comentar se um cessar-fogo proposto era aceitável.

A Ucrânia anunciou na terça-feira (11) que estava pronta para apoiar uma proposta dos EUA para um cessar-fogo de 30 dias com a Rússia, e o Secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou que a oferta agora seria levada à Rússia.

O porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, informou que Moscou esperava ser informada nos próximos dias por Rubio e pelo Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Mike Waltz, sobre as conversas de terça-feira com a Ucrânia em Jeddah.

Peskov também disse que não descarta a possibilidade de uma ligação telefônica entre os presidentes Vladimir Putin e Donald Trump, que, segundo ele, poderia ser organizada muito rapidamente, se necessário.

Questionado durante a teleconferência diária com repórteres se a proposta de cessar-fogo de 30 dias era vantajosa para a Rússia ou não, e se Moscou vincularia um possível cessar-fogo a outras demandas, como o levantamento das sanções ocidentais, o porta-voz falou:

“Você está se precipitando um pouco. Ontem, ao falar com a imprensa, tanto Rubio quanto Waltz afirmaram que nos passariam informações detalhadas por vários canais sobre a essência da conversa que ocorreu em Jeddah. Primeiro, precisamos receber essas informações.”

Ele explicou que contatos com os americanos estão planejados para os próximos dias, “durante os quais esperamos receber informações completas”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rússia diz que precisa ouvir EUA antes de comentar cessar-fogo na Ucrânia no site CNN Brasil.

Após morte de Alan Sanches, entenda se o infarto fulminante dá sinais

O deputado estadual e presidente da Câmara de Salvador, Alan Sanches, morreu na manhã desse sábado (17/1) após ter um infarto fulminante Fonte: Metrópoles

Musk pede até US$ 134 bi da OpenAI e da Microsoft por “ganhos indevidos”

O CEO da SpaceX, Elon Musk, está buscando até US$ 134 bilhões ⁠da OpenAI e da ‍Microsoft. Musk alega que merece os “ganhos indevidos”...

Forças sírias tomam campo de petróleo de Omar, o maior do país, diz fonte

Tropas da Síria que lutam contra as forças curdas apoiadas pelos EUA tomaram o campo de petróleo de Omar, o maior do país, e...