Aloysio Nunes: Negócio com EUA é possível com relação comercial equilibrada

O ex-ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes disse à CNN que a negociação e o diálogo são os melhores caminhos para o Brasil diante da taxação do aço e do alumínio feita pelos Estados Unidos.

“Tem que pôr no tabuleiro quem cede o que, partindo de um princípio que temos uma situação diferente de outros países, já que a balança comercial é equilibrada com um peso um pouco mais favorável aos Estados Unidos”, disse o ex-ministro.

A Casa Branca informou que as tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio aos EUA iniciaram à meia-noite desta quarta-feira (12). O Brasil é o segundo maior fornecedor de aço e ferro ao país.

Diante da maior potência econômica e bélica do mundo, Nunes acredita que o governo brasileiro está no “caminho certo” ao apostar na criação de grupo de trabalho para fazer as negociações, sem pensar em retaliação.

“O Brasil não tem cacife para retaliar e o governo está certo em negociar. Deu certo em 2018, pode dar agora também”, prosseguiu.

O ex-ministro também não vê empecilhos na comunicação, apesar do governo de Donald Trump não ter indicado ainda o embaixador norte-americano no Brasil.

Os governos do Brasil e dos Estados Unidos criaram um grupo de trabalho para discutir tarifas comerciais no dia 7 de março.

A deliberação foi acordada após o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversar por telefone com o novo representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, para tratar das relações comerciais entre os dois países e o anúncio de tarifas em setores como aço e alumínio.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Aloysio Nunes: Negócio com EUA é possível com relação comercial equilibrada no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

O Grande Debate: Mais Médicos com cubanos foi acerto ou erro?

O comentarista José Eduardo Cardozo e a jornalista e ex-senadora Ana Amélia Lemos discutiram, nesta sexta-feira (15), em O Grande Debate (de segunda a...

Com golaços, Corinthians bate o Bahia e vai às semis do Brasileiro Feminino

No confronto válido pela partida de volta das quartas de final do Brasileiro Feminino, o Corinthians superou o Bahia por 2 a 0, nesta...

Análise: Putin culpa Joe Biden pela guerra na Ucrânia

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, responsabilizou Joe Biden pela guerra na Ucrânia após encontro com Donald Trump nesta sexta-feira (15). O analista de Internacional...