Tremor de terra de 2.0 na escala Richter é registrado em São Gonçalo (RJ)

A cidade de São Gonçalo (RJ), localizado a cerca de 25 quilômetros da capital fluminense, registrou um tremor de terra de magnitude 2.0 na escala Escala Richter. O abalo aconteceu na tarde de terça-feira (11) e foi divulgado na tarde desta quarta-feira (12) pela Rede Sismográfica Brasileira (RSB).

O tremor de terra considerado de baixa magnitude foi registrado às 13h07 na cidade carioca. O abalo sísmico foi captado por uma das estações da RSB e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

Tremores de terra de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil, explica a divulgação do registro. “Em geral, esses pequenos sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre.”


Não houve relato de que a população tenha sentido o tremor, de acordo com a RSB.

Em menor escala, o município de Claraval (MG) registrou dois tremores de terra na manhã desta quarta-feira (12). O primeiro sismo, de magnitude 1.7 mR, ocorreu às 4h51 e o segundo tremor, de magnitude 2.0 mR, ocorreu às 5h02.

“Pequenos tremores em Minas Gerais não são incomuns, muito pelo contrário. É o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados. Os tremores naturais, na sua grande maioria, se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”, explica Bruno Collaço, da USP

No começo de março,  Poconé (MT) registrou um tremor de terra de magnitude 4,5 na Escala Richter. O tremor, considerado de intensidade moderada, foi sentido pela população.

Entenda a escala Richter

Os cientistas usam amplamente a “escala de magnitude de momento” para categorizar a força e o tamanho dos terremotos de uma forma mais precisa do que a “escala Richter”, usada há muito tempo, afirma o Serviço Geológico dos EUA.

Esta escala de magnitude de momento é baseada no “momento sísmico” do terremoto, que explica o quanto a crosta terrestre se desloca em um terremoto, o tamanho da área ao longo da fissura da crosta e a força necessária para superar o atrito naquele local, juntamente com o ondas sísmicas que a mudança cria.

A magnitude do momento será maior se houver mais atrito e deslocamento ao longo de uma distância maior.

As ondas sísmicas são medidas por sismógrafos, que utilizam um pêndulo preso a uma mola que se move com o tremor da Terra, gerando uma espécie de gráfico denominado sismograma.

A magnitude é classificada em 10 números, com cada aumento de número inteiro igual a 32 vezes mais energia liberada.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tremor de terra de 2.0 na escala Richter é registrado em São Gonçalo (RJ) no site CNN Brasil.

Baekhyun, do EXO, anuncia show único em São Paulo com turnê solo

O cantor Baekhyun, integrante do grupo EXO, divulgou nesta quarta-feira (30) as datas da Reverie Tour, sua primeira série de shows solo em escala...

Eva e Renata, do BBB 25, voltam juntas à Fortaleza

Eva Pacheco e Renata Saldanha, participantes do Big Brother Brasil 25, embarcaram juntas de volta para Fortaleza nesta quarta-feira (30). As duas, que mantêm...

Cardiologista é preso por manter cães mortos em freezer, no RJ

O médico cardiologista Walter Rau da Silva Vieira foi preso na manhã de terça-feira (29/4), em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do...