Cheia dos rios: Gladson e Mailza antecipam a ministro pedido de ajuda humanitária às famílias acreana

O governador Gladson Cameli e sua vice, Mailza Assis, pediram ajuda humanitária às famílias acreanas que venham a ser afetadas pela cheia dos rios. Mailza Assis, secretária de Assistência Social, comunicou a situação de emergência decretada há alguns dias, após o transbordamento dos mananciais em Rio Branco, no Juruá e Alto Acre.

O pedido foi oficializado em audiência com o ministro Valdez Goes (Integração e Desenvolvimento Regional), nesta quinta-feira.

Governador e vice se antecipam ao protocolo comum quando há enchentes de grandes proporções gigantescas – uma realidade considerada pela Defesa Civil que prevê chuvas nestas regiões por todo o mês de março.

“Nossa vinda a Brasília é para mostrar a situação que estamos enfrentando no Acre e pedir ajuda do governo federal, que sempre tem sido um grande parceiro em momentos difíceis. No ano passado passamos por uma grande cheia e, caso isso venha a se repetir, queremos estar prontos para atender à população com dignidade”, afirmou o governador.

A vice-governadora explicou ao ministro Waldez Góes que no último dia 10 de março o Estado decretou situação de emergência em razão da elevação do nível dos principais rios do Acre. A medida tem validade de 180 dias.

“Essa é uma ação necessária e muito importante para darmos uma resposta rápida no atendimento às pessoas. Temos dado todo o apoio, e destaco nossa atuação em relação às famílias de indígenas desabrigados pela cheia do Rio Acre. Elas estão sendo acolhidas da melhor maneira possível”, declarou Mailza.

Historicamente, as maiores enchentes já registradas no estado aconteceram em março. Desde o início desta semana, o nível do Rio Acre, na capital, está acima da cota de transbordamento, que é de 14 metros. Algumas famílias estão desabrigadas. A subida dos rios vem sendo monitorada com bastante atenção pelo governo do Estado.

Conhecedor da realidade acreana, Góes lembrou das vezes que visitou o estado no período de cheia dos rios e reafirmou o compromisso do governo federal no atendimento aos pedidos apresentados durante o encontro. “Estamos sempre à disposição e, caso seja necessário, vamos trabalhar no socorro a quem mais precisa”, pontuou.

A reunião também contou com a presença do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Benício Huck e Duda Guerra terminam namoro, diz colunista

Deu ruim! Os jovens Benício Huck e Duda Guerra terminaram o romance, nesta quinta-feira, 8 de maio. De acordo com o jornalista Leo Dias,...

Ingrid Guimarães fica confusa ao tentar entender treta teen

Ingrid Guimarães usou as redes sociais para falar da treta teen, que ocorreu nesta semana, e que envolve Benício Huck, filho do meio de...

“Morrendo por Sexo”: Série narra história real de paciente com câncer revelada em podcast

Nova minissérie estrelada pela atriz Michelle Williams, “Morrendo por Sexo”, retrata a história real de uma paciente com câncer que decide gastar seus últimos...