Ministro de Lula critica escala 6 x 1: “Jornada mais cruel existente”

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, criticou, nesta quinta-feira (13/3), a escala de trabalho 6 x 1, na qual o funcionário trabalha seis dias na semana e descansa apenas um. Para ele, é “a jornada mais cruel existente na Terra”.

Marinho lembrou que vários países “romperam” com o modelo 6 x 1 e afirmou que “está na hora” de o Brasil enfrentar esse debate.

“Agora é preciso organizar essas escalas de trabalho, respeitando o trabalhador e a trabalhadora para não ter uma jornada cruel”, reforçou o titular da pasta do Trabalho, em entrevista no programa “Bom dia, ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).


Ponto a ponto da escala 6 × 1


Ao ser questionado sobre um possível aumento da chamada “pejotização” — contratação de serviços pessoais realizada por meio de pessoa jurídica —, Marinho afirmou que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) seguirá fiscalizando tais práticas.

“O Ministério do Trabalho está incorporando 900 novos auditores e auditoras que vão ajudar nesse processo de combater a fragilização do mercado de trabalho e as fraudes trabalhistas”, afirmou.

Segundo o ministro, é necessário alertar os jovens para a necessidade de “empregos mais seguros”, dando destaque para empregos formais. “Se você presta serviço [com um] conjunto de pessoas no mesmo espaço é fraude trabalhista. Nós vamos fiscalizar”, disse.



Fonte: Metrópoles

Oposição pressiona por sessão conjunta em prol CPMI do Master e dosimetria

Com a retomada das atividades após recesso de Carnaval, a oposição deve ampliar a pressão por sessão conjunta do Congresso Nacional. O desejo dos...

Palmeiras x Guarani: horário e onde assistir ao jogo do Paulistão

O Palmeiras recebe o Guarani neste domingo (15), às 20h30 (de Brasília), em duelo válido pela 8ª rodada do Paulistão 2026. A partida coloca...

Floresta x Ceará: horário e onde assistir às semifinais do Cearense

De olho em um lugar na decisão, Floresta e Ceará se enfrentam às 16h deste domingo (15), no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. O confronto...