Américo: Rússia adota tom menos otimista sobre cessar-fogo na Ucrânia

As negociações para um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia ganharam novo capítulo com o anúncio de uma conversa telefônica entre os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin.

A ligação, prevista para terça-feira (18), tem como objetivo discutir a proposta americana de uma trégua de 30 dias no conflito que assola o Leste Europeu.

Para Américo Martins, analista sênior de Internacional da CNN, enquanto Trump demonstra otimismo quanto à possibilidade de um acordo de paz, o Kremlin adota uma postura mais cautelosa.

Um porta-voz russo confirmou a conversa entre os líderes, mas enfatizou a necessidade de “garantias de segurança” para a Rússia como condição para qualquer acordo.

Pontos de divergência

As posições antagônicas entre Rússia e Ucrânia se evidenciam em três aspectos cruciais:

  • Territórios ocupados: Moscou deseja manter o controle das áreas já ocupadas, enquanto Kiev considera essa questão inegociável.
  • Adesão à OTAN: A Rússia exige garantias de que a Ucrânia não ingressará na aliança militar ocidental, proposta rejeitada pelos ucranianos.
  • Poderio militar ucraniano: Os russos buscam a redução do arsenal bélico da Ucrânia, que por sua vez insiste na necessidade de manter sua capacidade de defesa.

Expectativas para a negociação

Apesar das divergências, a conversa entre Trump e Putin é vista como um passo importante para colocar as demandas de cada lado à mesa.

O presidente americano expressou otimismo, afirmando: “Queremos ver se podemos dar fim a essa guerra”, disse Trump a repórteres no avião presidencial dos EUA durante um voo da Flórida para Washington. “Talvez possamos, talvez não, mas acho que temos uma chance muito boa.”

O líder dos EUA afirmou que concessões territoriais da Ucrânia e o controle da usina nuclear de Zaporizhzhia devem ser pautas de destaque nas negociações com Putin.

“Falaremos sobre territórios. Falaremos sobre usinas de energia… Já estamos falando sobre isso, sobre a divisão de certos ativos”, acrescentou, após ser questionado sobre quais concessões estavam sendo consideradas nas negociações.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Américo: Rússia adota tom menos otimista sobre cessar-fogo na Ucrânia no site CNN Brasil.

Meta pretende usar chats com IA para anunciar produtos

A Meta em breve passará a utilizar as conversas que as pessoas têm com seu chatbot de inteligência artificial para aprimorar ainda mais suas...

Homem falsificava charuto cubano de luxo e vendia unidade por R$ 2 mil

Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (2), pela falsificação e comercialização de charutos cubanos na Zona Sul de São Paulo. Uma única...

Chefe da CGU diz que Moro poderia ter combatido fraudes na gestão Bolsonaro

O ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Vinícius de Carvalho, declarou nesta quinta-feira (2) que as denúncias contra fraudes no INSS poderiam ter sido...