PSOL aciona STF contra emendas de líderes no Congresso

O PSOL entrou com um requerimento, no Supremo Tribunal Federal (STF), para derrubar a nova forma de repasse das emendas de líderes no Congresso Nacional, aprovada na última semana.

Com essa resolução, os parlamentares, proponentes do empenho da emenda, não ficarão visíveis quando o montante for liberado pela bancada. Para o partido, isso fere as medidas de transparência que estão sendo cobradas pelo ministro Flávio Dino, do STF.

Segundo o PSOL, o acordo no Congresso é uma “nova fase do orçamento secreto”. A sigla pede que o Senado e a Câmara dos Deputados “se abstenham de propor, colocar em tramitação ou aprovar projetos de lei, de emenda constitucional, de resoluções ou quaisquer medidas tendentes a descumprir os comandos exarados pelo E. Supremo Tribunal Federal”.

Presidente do partido, Paula Coradi falou que o Legislativo, independentemente de manifestações do STF, “deveria promover a transparência do gasto público”.

Na sexta-feira (14), o Instituto Não Aceito Corrupção (Inac) fez um requerimento para Dino se manifestar sobre a resolução do Congresso.

A reclamação do Inac é que os “autores de projetos de emendas se escondam atrás das figuras líderes partidários e de bancadas, blindando-os do escrutínio público e institucional”.

Conforme a CNN apurou, a tendência é do ministro barrar a manobra, uma vez que ele já suspendeu o pagamento de quase R$ 5 bilhões em emendas de comissão, devido à impossibilidade de identificar quem eram os parlamentares solicitantes.

Atualmente, é válido o acordo do governo federal com o Congresso, e homologado pelo STF, para liberar as emendas parlamentares, desde que elas sigam regras de transparência, especialmente a de destinação da verba.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PSOL aciona STF contra emendas de líderes no Congresso no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Itamaraty deve enviar resposta aos EUA sobre investigação nesta segunda

O Itamaraty deve responder nesta segunda-feira (18) aos questionamentos impostos pelo governo dos Estados Unidos sobre o que consideram práticas comerciais “desleais” por parte...

Porto Alegre terá semana com chuvas intensas e queda brusca de temperatura

Porto Alegre terá uma semana de contrastes climáticos entre 18 e 24 de agosto. O período começa com temperaturas amenas e céu parcialmente nublado,...

Previsão do tempo: Belém terá chuvas e períodos de sol na próxima semana

Entre os dias 18 e 24 de agosto de 2025, Belém terá uma semana com alternância entre períodos de chuva e sol. As temperaturas...